Bloco de Notas do Windows 11 terá corretor ortográfico

Cada vez mais profissional e prático, Bloco de Notas ganhará mais um recurso para auxiliar quem quer escrever textos mais importantes com ele

Felipe Freitas
Por
Windows 11
Bloco de Notas para o Windows 11 ganhará corretor ortográfico (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A Microsoft está testando o recurso de corretor ortográfico para o Bloco de Notas. A ferramenta foi liberada para alguns usuários do Windows 11 nos últimos dias. A expectativa é que a Microsoft lance o corretor ortográfico no segundo semestre — provavelmente com o update 2H24 do Windows 11.

Como mostra a imagem do recurso em teste, o Bloco de Notas exibirá o sublinhado vermelho sempre que analisar um erro ortográfico. Para corrigir, basta clicar com o botão direito ou esquerdo do mouse sobre a palavra ou usar o atalho Shift + F10. Para usar este atalho, é necessário que o cursor do texto esteja sobre a palavra destacada.

Esse funcionamento não é nada diferente do Word. Inclusive, assim como acontece no editor de texto flagship da Microsoft, você poderá adicionar uma palavra ao dicionário do Bloco de Notas.

Corretor ortográfico do Bloco de Notas em serviço (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Corretor ortográfico do Bloco de Notas em serviço (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Bloco de Notas ganhando mais recursos

A Microsoft está trazendo cada vez mais recursos para o Bloco de Notas. Parte do motivo para essa grande atenção ao programa é o fim do WordPad. Sem este, os usuários ficaram sem uma opção gratuita de ferramenta de texto simples. E abrir o Word Online para fazer uma rápida anotação é trabalhoso.

Com isso, o Bloco de Notas está ganhando mais atenção e recursos da Microsoft. No ano passado, a big tech liberou a função de abas no programa, salvamento automático, contador de caracteres e até a IA da Microsoft está dando as caras no Bloco de Notas.

Falando como alguém que usa o Word de segunda a sexta, esses novos recursos serão bem úteis para quem estiver em um PC sem o editor de texto. Assim, é possível escrever toda uma notícia no Bloco de Notas, deixar o texto no “esqueleto” e ajustar subtítulos no WordPress.

Com informações:  The Verge e Microsoft

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados