Microsoft testa inteligência artificial Copilot no Bloco de Notas

Inteligência artificial Copilot analisa texto selecionado pelo usuário no Bloco de Notas (Notepad) e apresenta uma explicação detalhada a respeito

Emerson Alecrim
Por
Copilot já é testado no Bloco de Notas do Windows 11 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Copilot já é testado no Bloco de Notas do Windows 11 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

As versões mais recentes do Windows 11 para usuários do programa de teste Windows Insider trazem uma atualização que introduz o Copilot no Bloco de Notas (Notepad). Com essa integração, o editor passa a ser capaz de explicar trechos de texto selecionados pelo usuário em uma linguagem amigável.

De certo modo, a novidade confirma o rumor de que o Notepad ganharia inteligência artificial. Soa como um exagero, afinal, a proposta do Bloco de Notas é ser um editor de textos leve e intuitivo. Nesse sentido, a lógica padrão é buscar um editor mais avançado, como o Word, se recursos mais avançados forem necessários.

Mas a proposta é interessante, pelo menos neste momento. O objetivo da atualização é permitir que o usuário acione o Copilot ao se deparar com um trecho de um texto que não compreende ou que lhe parece confuso.

O recurso pode ser útil se levarmos em conta que é comum logs de sistemas ou arquivos de instruções (muitas vezes chamados de “leiame.txt”) serem disponibilizados em formato TXT e, portanto, abrirem por padrão no Notepad.

Como o Copilot funciona no Bloco de Notas?

Basta selecionar o trecho de um texto no Bloco de Notas, clicar sobre a seleção com o botão direito do mouse e escolher a opção “Explain with Copilot” (“Explicar com o Copilot”). Uma alternativa é selecionar o texto e usar o atalho de teclado Ctrl + E.

De acordo com a Microsoft, a inteligência artificial da Microsoft analisará o trecho selecionado e apresentará uma explicação detalhada a respeito (pelo menos é o que se espera).

Copilot no Bloco de Notas do Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Copilot no Bloco de Notas do Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Disponibilidade do Copilot no Bloco de Notas

No momento, o Copilot é um recurso experimental, disponível apenas nas versões mais recentes do Windows 11 nos canais Canary e Dev do programa Windows Insider.

A Microsoft alerta que existe um bug ainda não corrigido que torna o recurso indisponível para alguns participantes do programa. Se for o seu caso, é necessário aguardar.

Não há previsão sobre quando o Copilot chegará oficialmente ao Notepad, até porque a liberação de novos recursos costuma ocorrer apenas depois de a Microsoft avaliar o feedback dos testadores e implementar ajustes, se necessário.

O Copilot não deve ser a única novidade de inteligência artificial que o Bloco de Notas receberá. O rumor que surgiu em janeiro fala de um recurso chamado Cowriter que ajudaria o usuário a gerar textos. Só é preciso paciência: a Microsoft ainda não confirmou se tem mesmo planos para essa ferramenta.

Receba mais sobre Bloco de Notas na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados