Microsoft confirma sem querer que Bloco de Notas do Windows 11 terá abas

Imagem foi publicada por funcionário da Microsoft no Twitter e apagada em seguida; recurso deverá entrar no Windows Insider nos próximos dias

Felipe Freitas
Por
Windows 11
Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A Microsoft, ou melhor, um funcionário da empresa, confirmou que o Bloco de Notas será o próximo programa do Windows 11 a contar com abas. O funcionário, que ocupa um cargo sênior na divisão de produtos da Microsoft, publicou a captura de tela de uma build de testes do Windows 11 no Twitter. A publicação foi apagada, mas diz o ditado internetês: o print é eterno.

O recurso ainda está em testes internos da equipe da Microsoft. Entretanto, ele deve entrar nas versões do Windows Insider, programa de testes beta do sistema operacional, nas próximas semanas. Neste ano, a Microsoft lançou o recurso de abas para o explorador de arquivos.

Não sai da minha aba, não sai pra lá

Na imagem divulgada pelo funcionário, o bloco de notas apresenta uma aba chamada “Aba 1 no meu arquivo de bloco de notas” (tradução direta) e “Aba 2 – outro arquivo”. Esses textos na aba mostram que o usuário não poderá criar abas dentro de um arquivo, mas sim abrir vários arquivos com uma única janela do Bloco de Notas. Isso também é confirmado com o texto na Aba 2: “abrindo outro arquivo em uma nova aba”.

Abas no bloco de notas (Imagem: Reprodução/The Verge)
Abas no bloco de notas (Imagem: Reprodução/The Verge)

A captura de tela mostra também um chamativo aviso em vermelho escrito “confidencial: não converse sobre o recurso ou tire capturas de telas” (tradução livre).

A proposta da nova ferramenta é boa, mas resta saber se ela também permitirá que usuário crie diferentes abas em um único arquivo “.txt”. Se você (assim como eu) tem o costume de criar blocos de notas para salvar informações rápidas, como algum lembrete de passo a passo, dividir um arquivo desses em diferentes abas traria praticidade.

Seja lá qual forem as possibilidades de uso das abas, a Microsoft está investindo no recurso e não se surpreenda em vê-lo em outros programas do Windows 11.

Abas no explorador de arquivos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Abas no explorador de arquivos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Neste ano, a Microsoft lançou a ferramenta de abas para o explorador de arquivos. Essa novidade pode passar despercebida, mas possui uma boa navegabilidade. Você pode abrir uma subpasta em outra guia (como a Microsoft chama o recurso) clicando com o botão direito sobre ela. Desse modo, pode alternar entre a pasta principal e uma subpasta sem dar um “alt + tab” e sem risco de fechar todo o explorador de arquivo — basta fechar uma aba.

Com informações: Windows Central, The Verge e Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados