Como voltar o Instagram para a conta pessoal? Saiba tirar o modo profissional do perfil

Tutorial ensina como mudar da conta profissional para pessoal no Instagram; mudança pode ser feita a qualquer momento nas configurações do aplicativo da Meta

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como voltar o Instagram para a conta pessoal? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como voltar o Instagram para a conta pessoal? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O processo de voltar o Instagram para a conta pessoal significa reverter a mudança feita anteriormente que a transformou em uma conta profissional. A rede social permite que os usuários alternem entre as categorias de conta a qualquer momento.

Ao tirar a conta profissional do Instagram, o perfil deixa de ter acesso às métricas e ferramentas disponíveis na categoria de negócios. Por outro lado, o usuário pode ter mais privacidade com uma conta pessoal no Instagram.

A seguir, veja como voltar seu Instagram para a conta pessoal.

1. Acesse o perfil da conta no Instagram

Abra o Instagram para Android ou iPhone e toque no ícone do canto inferior direito para acessar o perfil da sua conta.

Acesse o perfil da conta no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Abra a área de ferramentas para empresas do Instagram

Toque no botão com símbolo de três traços no topo direito do seu perfil para o menu “Configurações e atividade” aparecer. Nele, role a tela e abra o menu “Controle e ferramentas para empresas”. É ali que você poderá reverter a conta de comercial para pessoal.

Abra a área de ferramentas para empresas do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Vá em “Mudar tipo de conta” nas ferramentas para empresas

Role o menu de ferramentas para empresas e toque em “Mudar tipo de conta”, no final da tela.

Vá em "Mudar tipo de conta" nas ferramentas para empresas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Escolha “Mudar para a conta pessoal” no Instagram

Toque na opção “Mudar para a conta pessoal” que o Instagram exibirá em uma pequena janela sobreposta. O aplicativo mostrará um aviso de que a mudança fará os insights para empresas serem desativados. Toque novamente em “Mudar para a conta pessoal” para deixar de ter uma conta comercial no Instagram.

Escolha "Mudar para a conta pessoal" no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Acesse o seu perfil no Instagram para confirmar a mudança

Volte à página do seu perfil para checar se o procedimento de voltar para uma conta pessoal no Instagram funcionou. Se a conta deixar de mostrar o botão “Painel profissional” no perfil, significa que a mudança deu certo.

Acesse o seu perfil no Instagram para confirmar a mudança (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O que muda ao transformar a conta profissional em pessoal no Instagram?

Tirar a conta profissional do Instagram para transformá-la em pessoal faz a rede social deixar de oferecer recursos como:

  • Painel profissional: mostra dados e ferramentas que ajudam a elaborar estratégias comerciais;
  • Insights: fornece detalhes sobre os seguidores da conta e sobre o desempenho das publicações;
  • Informações de contato: permitir exibir informações como número de telefone e endereço de e-mail no perfil.

Por outro lado, colocar a conta como pessoal no Instagram permite:

Por que não consigo voltar para a conta pessoal do Instagram?

Os problemas que podem te impedir de tirar a conta profissional do Instagram para transformá-la em pessoal incluem:

  • Ações pendentes: campanhas de anúncios não finalizadas ou conteúdo comercial agendado estão entre as ações que podem impedir a mudança do tipo de conta até essas pendências serem resolvidas;
  • Aplicativo desatualizado: desativar uma conta comercial do Instagram pode exigir a versão mais atual do aplicativo da rede social para Android ou iOS;
  • Instabilidade na rede social: falhas momentâneas no Instagram podem impedir mudanças na conta. Se visualizar uma mensagem de erro, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Dá para voltar a ter uma conta comercial de novo no Instagram?

Sim, é possível mudar para uma conta comercial no Instagram após ela ter sido revertida para pessoal. Essa flexibilidade existe porque a finalidade de uso da conta pode mudar com o passar do tempo.

Tem problema ficar mudando entre conta pessoal e profissional no Instagram?

Sim. A segurança da rede social pode desconfiar de atividades suspeitas se você tirar um conta comercial do Instagram, usá-la como pessoal e voltar à categoria anterior com frequência. Isso pode fazer o aplicativo desconectar a sua conta, exigir mais confirmações de autenticidade ou causar bloqueios temporários.

Se você precisa de recursos profissionais na rede social, mas não quer abrir mão de um perfil pessoal, o ideal é fazer uma nova conta no Instagram.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados