Como colocar “blog pessoal” ou outros rótulos no perfil do Instagram

Tutorial ensina a colocar a categoria "blog pessoal" no Instagram; contas profissionais também podem usar outros títulos como "figura pública" ou "criador de conteúdo"

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 1 mês
Ilustração mostra o perfil do Instagram com o título "Blog pessoal"
Descubra como destacar a categoria no seu perfil profissional no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Blog pessoal no Instagram é uma das categorias que podem ser usadas para identificar a natureza de contas profissionais na plataforma. A rede social permite escolher um entre vários títulos para colocar no perfil.

Para adicionar esse rótulo de categoria no Instagram, é necessário que a conta seja um perfil comercial.

Ao colocar a categoria de blog pessoal no Instagram, o rótulo será exibido abaixo do nome no perfil. Outras pessoas podem tocar nesse rótulo para encontrar perfis semelhantes na rede social.

A seguir, veja como colocar “blog pessoal” ou outros rótulos no perfil do Instagram:

1. Acesse seu perfil no Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no seu celular Android ou no seu iPhone e toque no ícone com a sua foto, no canto inferior direito da tela, para acessar seu perfil na rede social.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar o perfil a partir da página inicial

2. Toque em “Editar Perfil” para alterar a categoria do seu Instagram

Toque no botão “Editar perfil”, embaixo do Painel Profissional, para mudar a conta do Instagram para blog pessoal ou outro título.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar a área "Editar Perfil"

3. Toque em “Categoria” para colocar blog pessoal no Instagram

Desça a tela até encontrar a opção “Categoria” e toque nela para continuar o processo de mudar a conta do Instagram para blog pessoal ou outro rótulo.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como acessar a área "Categorias"

4. Selecione a categoria “Blog Pessoal” no Instagram

Role a lista de sugestões de categorias e toque em “Blog Pessoal” ou no título que melhor se enquadre com o objetivo do seu perfil profissional. Depois, toque no ícone azul de check (✓), no canto superior direito, para concluir.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como escolher a categoria para o perfil profissional

Quais categorias posso usar no Instagram além de blog pessoal?

O Instagram tem uma longa lista de categorias para identificar a proposta do seu perfil profissional. Os principais rótulos da rede social são:

  • Artista;
  • Blogueiro(a);
  • Ciência e tecnologia;
  • Compras e varejo;
  • Criador(a) de conteúdo;
  • Educador(a);
  • Empreendedor(a);
  • Figura pública;
  • Gamer;
  • Jornalista;
  • Musicista/Banda;
  • Produto/Serviço;
  • Restaurante;
  • Saúde/Beleza;
  • Site de notícias e mídia.

Dá para saber quem visitou um perfil do Instagram com blog pessoal?

O Instagram não possui uma ferramenta que identifica quem visitou a sua página na rede social. Contudo, as contas profissionais podem usar o Instagram Insights para saber quantas pessoas acessaram seu perfil do Instagram e outros dados de desempenho.

Tem como colocar blog pessoal em uma conta pessoal do Instagram?

Não é possível adicionar o rótulo de blog pessoal ou outra categoria em uma conta pessoal do Instagram. Você precisa transformar o Instagram pessoal em profissional para ter a opção de definir a categoria da conta comercial.

Posso deixar a conta privada no Instagram de blog pessoal?

Você não consegue deixar perfis profissionais como conta privada no Instagram. Eles estão entre os tipos de conta do Instagram projetados para atingir um grande público. Por isso, os conteúdos publicados podem ser vistos por todos que acessarem o perfil.

A conta comercial do Instagram ganha o selo de verificado?

Sim. Entretanto, para ser verificado no Instagram é necessário realizar uma solicitação gratuita ou assinar o programa Meta Verified para empresas. Vale citar que, em ambos os casos, é necessário atender aos requisitos rigorosos para obter o selo de verificado do Instagram.

Consigo tirar o blog pessoal do perfil do Instagram?

É possível esconder a informação da categoria do seu perfil profissional no Instagram. Vá até seu perfil na rede social e toque em “Editar Perfil”. Depois, acesse a opção “Exibição do Perfil”, desative a opção “Exibir rótulo da categoria” e toque no ícone azul de check (✓), no canto superior direito, para finalizar.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como ocultar o rótulo da categoria no perfil profissional

Você também pode tirar o rótulo da categoria do perfil ao mudar de conta profissional para pessoal no Instagram. Contudo, você perderá o acesso aos recursos dos perfis comerciais, como o Painel Profissional e o Instagram Insights.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados