Chrome vai escrever textos para usuário com ajuda do Gemini

"Help me write" transforma pedidos simples em textos mais longos. Recurso está em fase experimental e não foi liberado no Brasil.

Giovanni Santa Rosa
Por
Marca do Google Chrome
Google Chrome 122 traz o recurso, mas só quem está nos EUA e tem mais de 18 anos pode ativá-lo (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google começou a liberar a função “Help me write” (“Ajude-me a escrever”, em tradução livre) no Chrome. Por enquanto, ela só funciona em inglês e nos EUA. O recurso usa o modelo de inteligência artificial Gemini para escrever textos seguindo instruções do usuário.

Em um dos exemplos compartilhados pelo Google, o usuário solicita que a inteligência artificial escreva uma mensagem pedindo para fazer check-in mais cedo na hospedagem, já que o avião chega às 9h. O resultado é um texto um pouco mais formal, de três linhas, que também pergunta a partir de qual horário é possível fazer check-in. O usuário pode ajustar o tamanho e o tom da mensagem.

Tela com a demonstração do "Help me write"
Usuário pede o que quer e pode ajustar o tom e o tamanho do texto (Imagem: Divulgação/Google)

Segundo a empresa, o usuário pode colocar uma instrução, uma frase ou uma pergunta como ponto de partida para a IA, entre outras opções. Também dá para selecionar um texto já escrito — o Chrome copia aquele trecho para o prompt.

Por enquanto, o “Help me write” está em fase experimental, e só usuários que estão nos EUA e têm mais de 18 anos podem ativá-lo. Ele faz parte do Chrome 122 para Windows, Linux e Mac.

IA do Microsoft Edge já consegue escrever

A ferramenta não é exclusividade do Chrome. O Google já havia anunciado o “Help me write” para o Gmail, durante o Google I/O, em maio de 2023.

A concorrência também tem soluções parecidas. O Edge, da Microsoft, conta com inteligência artificial desde fevereiro de 2023. O chatbot Copilot, integrado ao navegador, pode escrever textos (em inglês, português ou outros idiomas), resumir páginas e documentos, gerar imagens e mais.

Com informações: Google, TechCrunch, The Verge

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados