Como colocar ou tirar links da bio do Instagram

Tutorial explica como adicionar links externos ao perfil do Instagram para complementar a biografia; processo pode ser feito logo após a criação da conta, sem mínimo de seguidores

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como colocar ou tirar links da bio do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como colocar ou tirar links da bio do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Adicionar um link ao perfil do Instagram facilita o acesso a serviços ou outros meios de contato fora da rede social. Para colocar um link na bio do Instagram é preciso ir até a opção de editar o perfil, na mesma tela em que se altera nome, nome de usuário e biografia.

O Instagram permite que o usuário adicione até cinco URLs externas, além de links para seu perfil no Facebook ou Threads (que não são descontados dessa cota).

Com isso, é possível adicionar um link de contato para o WhatsApp, um site de portfólio ou um endereço para plataformas como TikTok, X (Twitter), LinkedIn e VSCO, por exemplo.

Veja abaixo como inserir um link na bio do Instagram.

1. Acesse o seu perfil do Instagram e toque em “Editar perfil”

Acesse a página do seu perfil no Instagram e toque no botão “Editar perfil”, se você usa Android, ou “Editar, se você iPhone. Em ambos, o botão fica logo abaixo da bio (biografia ou área de descrição).

Toque em Editar ou Editar perfil no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para colocar link no Instagram, ou seja, uma URL, abra a seção “Links” na tela de editar perfil, que aparece logo abaixo do campo “Bio”.

Procure a área de links na tela de edição do perfil (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Dentro da área de links, toque no botão “Adicionar link externo”, no topo da tela. Também há um botão ali que permite adicionar um perfil do Facebook, opção que não é contabilizada para o limite de cinco links que podem ser exibidos no perfil.

Toque em Adicionar link externo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Na tela “Adicionar link”, você deve colocar o link que vai aparecer na bio do Instagram no campo URL, que pode ser colado ou digitado. Você também pode informar um título para o link, como o nome do site.

Cole ou digite a URL a ser adicionada (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Após inserir o link, toque em “Concluir” ou no sinal de visto. Repita o passo a passo para cada link que você deseja adicionar. Na área de links, você também pode remover ou modificar as URLs inseridas.

Toque em Concluir ou no botão de visto (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para tirar link da bio do Instagram, acesse o seu perfil, toque em “Editar perfil” ou “Editar” e vá em “Links” na tela que surgir. Uma lista de endereços será exibida. Toque no link a ser excluído e, depois, em “Remover link”.

Removendo link da bio do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

É possível adicionar até cinco links ao perfil da rede social. Essa ação pode ser feita a partir do momento em que você cria uma conta no Instagram.

Caso seja necessário adicionar mais de cinco links ao perfil do Instagram, pode-se recorrer a agregadores de links como Linktree e Bio Sites.

Sim, você pode criar um link do WhatsApp para usar no perfil do Instagram. O endereço gerado, que abre uma conversa no WhatsApp diretamente com o número presente nele, pode ser colocado na área de links da rede social.

É possível colocar outro perfil do Instagram na área de links, mas isso não é necessário, pois perfis podem ser mencionados na bio da conta. Ativar o @ na bio do Instagram tem a vantagem de deixar a área de links livre para outros endereços.

Marcando outro perfil na bio do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O link azul no perfil do Instagram existe apenas quando um único endereço é adicionado. Quando dois ou mais links são inseridos no perfil, eles passam a ser exibidos na cor preta. Apesar disso, todos eles são funcionais, ou sejam, direcionam aos seus respectivos endereços.

O Instagram não deixa colocar mais links no perfil após o limite de 5 links ser atingido. Além disso, os outros motivos que impedem que um link seja inserido em seu perfil do Instagram são:

  • Link com formato inválido: erros como inserção de espaço, vírgula e caracteres especiais impedem a aprovação do link. Copiar a URL a partir do navegador em vez de digitá-la previne o problema;
  • Link bloqueado: o Instagram pode barrar links que considera perigosos, como endereços com suspeita de malwares ou golpes;
  • Erro temporário: instabilidades no Instagram podem impedir a inserção de links e o funcionamento de outros recursos da rede social. A solução está em tentar novamente mais tarde;
  • Problema no aplicativo: o funcionamento incorreto do app do Instagram pode impedir a inserção de links. Se o problema persistir por muito tempo, atualizar ou reinstalar o aplicativo pode ser a solução.

Além da área de bio, é possível adicionar um link aos stories do Instagram, que é inserido na publicação na forma de figurinha. Não é possível inserir mais de um link por story, porém.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados