Não são seus olhos: o Google Maps realmente está diferente

Aplicativo de mapas e GPS estreia nova paleta de cores. A mudança estava prevista há meses e divide opiniões na internet.

Thássius Veloso
Por
Ilustração com a marca do Google Maps e paletas de cores ao lado
Google Maps estreia nova paleta de cores (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google Maps começou a exibir cores novas para usuários do Brasil nos últimos dias. Essa mudança está prevista desde agosto, mas parece que só chegou agora para mais adeptos de iPhone. O curioso é que o gigante da internet fez mudanças sutis, o que leva as pessoas a ficarem em dúvida se há algum problema com o app ou mesmo com a tela do aparelho.

Aliás, as novas cores dividem opiniões. Não é preciso ir muito longe no X (antigo Twitter) ou no Reddit para encontrar críticas, conforme observado pelo site americano Mashable.

O Google declarou ao Tecnoblog que busca maneiras de refletir o mundo real com precisão. “Projetamos nossas atualizações com base em extensas pesquisas e comentários dos usuários, com o objetivo de tornar o mapa mais fácil de usar e entender. Por exemplo, as estradas agora têm cores mais escuras para se parecerem mais com estradas reais, destacando melhor detalhes como as faixas”, disse a empresa em nota recebida pela nossa redação.

Print do aplicativo do Google Maps
Google Maps com novas cores (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Primeiro vamos entender o que mudou

O Google fez ajustes finos no aplicativo do Google Maps para celular. Além dos iPhones, a mudança também impacta os telefones com sistema Android, da própria empresa.

Talvez a troca mais gritante tenha a ver com o tom de azul utilizado para mostrar oceanos, lagos e outras porções de água. As vias públicas passaram de branco para cinza, e agora é possível observar cruzamentos com mais facilidade.

Parques e outros pontos de interesse ligados à natureza ganharam tom de verde mais vibrante. Os prédios e demais estruturas continuam com tons de cinza e amarelo, a depender da sua importância, de acordo com o site americano 9to5 Google.

Print do aplicativo do Google Maps
Google Maps com novas cores (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Existem outras modificações. Ao fim e ao cabo, a impressão é de que o aplicativo ficou mais saturado no que diz respeito às cores. Alguns usuários dizem que ele está mais parecido com o Apple Mapas, aplicativo de navegação nativo do iPhone (e outros dispositivos da maçã).

O Google revelou em 26 de outubro que o Google Maps estava chegando à sua próxima geração com maior presença de inteligência artificial e realidade aumentada, conforme noticiamos aqui no Tecnoblog.

Passou-me completamente batido, mas na mesma ocasião a empresa disse que a plataforma de mapas ganharia “cores atualizadas”. Só isso mesmo, sem entrar em detalhes. Passou-se cerca de um mês e os usuários começaram a notar as diferenças.

É importante notar que as novas cores estavam em testes há meses. Alguns usuários já estavam com a interface. No entanto, ela parece ter chegado a mais pessoas nos últimos dias.

Print do aplicativo do Google Maps
Antes e depois no Google Maps (Imagem: Reprodução/9to5 Google)

A reação da galera

Demos spoiler ali no começo do texto: a mudança no Google Maps divide opiniões. Confira a seguir algumas declarações de brasileiros que tiveram acesso à novidade. Depois nos conte as suas impressões.

Com informações: Mashable, 9to5 Google e Google

Receba mais sobre Google Maps na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados