Google Maps ganha nova geração com mais IA e RA

São Paulo e Rio de Janeiro passam a contar com a ferramenta de Lens dentro da plataforma de mapas. Gigante da tecnologia promete mais imersão.

Thássius Veloso
Por
Google Maps
Google Maps fica mais completo com inteligência artificial (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google anuncia hoje o lançamento da nova geração do Google Maps, conforme disseram executivos a jornalistas. A plataforma de mapas conta com maior presença da inteligência artificial e da realidade aumentada. A implementação irá ocorrer de maneira gradual, e nem todos os países receberão todos os recursos logo de cara.

É importante ressaltar que os aplicativos para smartphone e o site oficial do Google Maps continuam com o mesmo visual. Novas ferramentas vão desembarcar a partir de agora, segundo executivos do Google.

Navegação com realidade aumentada

Talvez o recurso mais impactante para usuários brasileiros seja o Lens. O uso de inteligência artificial resultou numa tela em que os adeptos da plataforma poderão explorar e percorrer diferentes lugares. A promessa é de uma visualização em tempo real, como se a pessoa estivesse naquele ponto.

A ideia é tornar mais simples o processo de descobrir o caminho de um local a outro. O Google acredita que, desta forma, também será possível descobrir novos estabelecimentos, como um café ou uma loja.

O recurso anteriormente chamado de Busca com Live View foi rebatizado para Lens no Google Maps. Ele chega a São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras 48 cidades pelo mundo.

Busca mais completa

Dentre as novidades, destaca-se a chamada Busca Visual. O Google a descreve como a combinação de bilhões de fotos registradas pelo Street View, por satélites e pelos usuários da plataforma. No fim das contas, a empresa promete maior facilidade para descobrir o melhor caminho até um determinado lugar.

Técnicas de aprendizado de máquina foram utilizadas nesta novidade, bem como os insights da comunidade de usuários do Maps. A ferramenta chega ao iPhone (iOS) em outubro e ao Android em novembro. No entanto, não há previsão de lançamento no Brasil.

O Google Maps também ganha resultados temáticos mais bem acabados. Numa viagem por Tóquio, a pesquisa por “coisas para fazer” deve trazer seções com “anime”, “flores de cerejeira” ou “exposições de arte”.

A empresa informou que os resultados com atividades e comidas serão lançados globalmente no Android e no iOS nas próximas semanas. Ela não especificou uma data.

Receba mais sobre Google Maps na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados