Google Fotos estreia editor de vídeos com inteligência artificial
Nova ferramenta do app do serviço de imagens do Google possibilita criar clipes com trilha sonora com apenas poucos toques. Saiba como funciona
Nova ferramenta do app do serviço de imagens do Google possibilita criar clipes com trilha sonora com apenas poucos toques. Saiba como funciona
O Google Fotos facilitará a criação de vídeos com o auxílio da tecnologia do momento: a inteligência artificial. A plataforma de fotos do Google anunciou a adição de uma ferramenta de IA para criar clipes a partir de parâmetros específicos. Ela ainda adiciona uma trilha sonora.
A promessa da empresa é de liberar a função para todos os usuários nos próximos dias. A novidade será disponibilizada de forma gradual para usuários de Android e iOS a partir desta quarta-feira (25). O recurso substitui a atual funcionalidade de criador de filmes do app.
A atualização do Google Fotos adiciona um ícone de “+” ao lado do botão de compartilhar (no canto superior da tela). Ao tocar nele, uma nova tela mostrará opções para criar Álbuns, Colagens, Vídeos em Destaque e Animações.
Em “Vídeos em Destaque”, o usuário encontrará a nova ferramenta “Criar Vídeo”. Por lá, é possível escolher um tema específico para o clipe filtrando por pessoas, lugares, atividades ou datas.
Em seguida, a IA do Google Fotos realiza o trabalho de selecionar os melhores conteúdos para incluir no vídeo. Além disso, o próprio aplicativo adiciona uma trilha sonora sincronizada com a sequência de imagens.
Vale citar que o processo pode levar alguns minutos para ser concluído. Ao final, o app permite que a pessoa organize a ordem das fotos e vídeos e escolha uma nova música de fundo antes de salvar o material.
A ferramenta de criação de vídeo com IA do Google Fotos promete economizar o tempo dos usuários. Anteriormente, as pessoas precisavam pesquisar e selecionar manualmente as fotos e vídeos que desejavam incluir em um clipe.
Não há detalhes se a funcionalidade estará disponível na versão web do serviço de armazenamento de imagens. Entretanto, esse seria um recurso interessante de ser usado também nos computadores.
Com informações: 9to5Google e The Verge