Google Fotos estreia editor de vídeos com inteligência artificial

Nova ferramenta do app do serviço de imagens do Google possibilita criar clipes com trilha sonora com apenas poucos toques. Saiba como funciona

Lupa Charleaux
Por
Google Fotos no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Novo recurso será disponibilizado em breve para Android e iOS (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google Fotos facilitará a criação de vídeos com o auxílio da tecnologia do momento: a inteligência artificial. A plataforma de fotos do Google anunciou a adição de uma ferramenta de IA para criar clipes a partir de parâmetros específicos. Ela ainda adiciona uma trilha sonora.

A promessa da empresa é de liberar a função para todos os usuários nos próximos dias. A novidade será disponibilizada de forma gradual para usuários de Android e iOS a partir desta quarta-feira (25). O recurso substitui a atual funcionalidade de criador de filmes do app.

Google Fotos (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Nova ferramenta do Google Fotos acaba com os vídeos “genéricos” de destaque do app (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Como funciona a criação de vídeos com IA no Google Fotos?

A atualização do Google Fotos adiciona um ícone de “+” ao lado do botão de compartilhar (no canto superior da tela). Ao tocar nele, uma nova tela mostrará opções para criar Álbuns, Colagens, Vídeos em Destaque e Animações.

Em “Vídeos em Destaque”, o usuário encontrará a nova ferramenta “Criar Vídeo”. Por lá, é possível escolher um tema específico para o clipe filtrando por pessoas, lugares, atividades ou datas.

Em seguida, a IA do Google Fotos realiza o trabalho de selecionar os melhores conteúdos para incluir no vídeo. Além disso, o próprio aplicativo adiciona uma trilha sonora sincronizada com a sequência de imagens.

Vale citar que o processo pode levar alguns minutos para ser concluído. Ao final, o app permite que a pessoa organize a ordem das fotos e vídeos e escolha uma nova música de fundo antes de salvar o material.

Simplificando os trabalhos

A ferramenta de criação de vídeo com IA do Google Fotos promete economizar o tempo dos usuários. Anteriormente, as pessoas precisavam pesquisar e selecionar manualmente as fotos e vídeos que desejavam incluir em um clipe.

Não há detalhes se a funcionalidade estará disponível na versão web do serviço de armazenamento de imagens. Entretanto, esse seria um recurso interessante de ser usado também nos computadores.

Com informações: 9to5Google e The Verge

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados