Google Fotos libera Magic Editor e edições com IA para todos os usuários
Magic Editor era restrito para proprietários de smartphones da linha Pixel ou usuários pagantes do Google One; recurso permite apagar pessoas e objetos indesejados
Magic Editor era restrito para proprietários de smartphones da linha Pixel ou usuários pagantes do Google One; recurso permite apagar pessoas e objetos indesejados
O Google Fotos terá uma atualização relevante para quem não assina o Google One. Os recursos de edição com inteligência artificial generativa, como apagar pessoas ou objetos e efeitos de modo retrato, estarão disponíveis para usuários da versão gratuita.
Os recursos chegarão gradativamente ao Google Fotos a partir de 15 de maio. O celular deve cumprir alguns requisitos técnicos: é necessário ter um celular com sistema operacional a partir do Android 8 ou iOS 15; nos Chromebooks, é exigido pelo menos 3 GB de memória RAM e versão 118 ou superior do ChromeOS.
Existe uma limitação na versão gratuita: será possível salvar apenas 10 fotos editadas por mês. Para fazer mais edições no Magic Editor será necessário ter um smartphone da linha Pixel ou assinar o Google One com pelo menos 2 TB de armazenamento, que custa R$ 38,99 por mês.
A versão gratuita do Google Fotos terá os seguintes recursos de edição com IA generativa:
Todas essas edições ocorrem de forma muito simples, com poucos toques na tela do smartphone. Não é necessário manipular a imagem manualmente como acontecia em editores tradicionais.
Alguns desses recursos já estão disponíveis em outros aplicativos de edição — o próprio visualizador de fotos da Samsung, por exemplo, inclui função de apagar pessoas e objetos em alguns smartphones.
Com muitas alternativas no mercado, a inclusão de recursos de IA generativa na versão gratuita do Google Fotos pode auxiliar a empresa a fidelizar mais usuários no aplicativo e até mesmo vender assinaturas do Google One para ter acesso ilimitado às funções de edição.
Vale lembrar que nem todas as imagens podem ser editadas pelo Magic Editor do Google Fotos. O aplicativo impede modificações em documentos, recibos, rostos e partes do corpo, por exemplo.
Com informações: 9to5Google