Google Fotos libera Magic Editor e edições com IA para todos os usuários

Magic Editor era restrito para proprietários de smartphones da linha Pixel ou usuários pagantes do Google One; recurso permite apagar pessoas e objetos indesejados

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 semanas
Google Fotos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Google Fotos ganha edições aprimoradas na versão grátis (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • A partir de 15 de maio, o Google Fotos oferecerá recursos de edição com inteligência artificial generativa na versão gratuita, incluindo a remoção de pessoas ou objetos e efeitos de modo retrato.
  • Recursos como Magic Eraser e Unblur estarão disponíveis para dispositivos que atendam a requisitos mínimos: celulares com Android 8, iPhones com iOS 15, e Chromebooks com 3 GB de RAM e ChromeOS na versão 118.
  • Usuários da versão gratuita poderão salvar até 10 fotos editadas por mês. Para edições ilimitadas, é necessário um smartphone Pixel ou assinatura do Google One com 2 TB de armazenamento.

O Google Fotos terá uma atualização relevante para quem não assina o Google One. Os recursos de edição com inteligência artificial generativa, como apagar pessoas ou objetos e efeitos de modo retrato, estarão disponíveis para usuários da versão gratuita.

Os recursos chegarão gradativamente ao Google Fotos a partir de 15 de maio. O celular deve cumprir alguns requisitos técnicos: é necessário ter um celular com sistema operacional a partir do Android 8 ou iOS 15; nos Chromebooks, é exigido pelo menos 3 GB de memória RAM e versão 118 ou superior do ChromeOS.

Existe uma limitação na versão gratuita: será possível salvar apenas 10 fotos editadas por mês. Para fazer mais edições no Magic Editor será necessário ter um smartphone da linha Pixel ou assinar o Google One com pelo menos 2 TB de armazenamento, que custa R$ 38,99 por mês.

Magic Eraser permite remover pessoas e objetos indesejados
Magic Eraser permite remover pessoas e objetos indesejados (GIF: Reprodução/Google)

O que é possível editar com IA do Google Fotos

A versão gratuita do Google Fotos terá os seguintes recursos de edição com IA generativa:

  • Magic Eraser (permite apagar ou reposicionar pessoas e objetos, com preenchimento de fundo)
  • Unblur (desborrar fotos)
  • Modo retrato em fotos convencionais
  • Luzes em fotos de modo retrato
  • Efeito HDR em fotos e vídeos
  • Color pop (paleta de cores de edição)
  • Fotos cinemáticas
  • Sky suggestions (mudança do céu nas fotos)
  • Estilos em colagens de fotos
  • Efeitos de vídeo

Todas essas edições ocorrem de forma muito simples, com poucos toques na tela do smartphone. Não é necessário manipular a imagem manualmente como acontecia em editores tradicionais.

Google Fotos permite desborrar fotos com IA
Google Fotos permite desborrar fotos com IA (GIF: Reprodução/Google)

Alguns desses recursos já estão disponíveis em outros aplicativos de edição — o próprio visualizador de fotos da Samsung, por exemplo, inclui função de apagar pessoas e objetos em alguns smartphones.

Com muitas alternativas no mercado, a inclusão de recursos de IA generativa na versão gratuita do Google Fotos pode auxiliar a empresa a fidelizar mais usuários no aplicativo e até mesmo vender assinaturas do Google One para ter acesso ilimitado às funções de edição.

Vale lembrar que nem todas as imagens podem ser editadas pelo Magic Editor do Google Fotos. O aplicativo impede modificações em documentos, recibos, rostos e partes do corpo, por exemplo.

Com informações: 9to5Google

Receba mais sobre Google Fotos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados