YouTube começou a mostrar um novo layout para alguns usuários

Novo layout está aparecendo para usuários da versão web nos últimos dias. Interface utiliza elementos anunciados para o app do YouTube para televisões

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 semanas
YouTube
YouTube aparenta estar testando nova interface para a versão web (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O YouTube está liberando para alguns usuários um novo layout na sua versão web. Nos últimos dias (e horas), pessoas no X/Twitter e Reddit estão publicando que a interface da plataforma foi atualizada no navegador. O novo layout, que usa elementos do app do YouTube para smart TVs, leva a parte de descrição e comentários para a lateral direita, jogando as sugestões para a parte inferior.

Para alguns usuários, o novo layout não está agradando. No subreddit do YouTube, as pessoas estão compartilhando meios de reverter a interface para o visual anterior — que até lembra um pouco layout de comentários em tempo real de transmissões ao vivo. Até o momento, não foi explicado se isso é um teste A/B do YouTube ou lançamento gradual da nova user interface (UI).

Layout no YouTube web usa elementos do YouTube para TVs

Este é o novo layout que o YouTube está liberando para alguns usuários (Imagem: Junior Santos/Reprodução)

Como mostra uma captura de tela publicada no Reddit, o novo visual do YouTube basicamente inverte a posição de vídeos recomendados com comentários e descrição — essa inclui o título, nome do canal e curtidas. O repórter do Tecnoblog Lupa Charleaux chegou a receber a nova interface, mas o layout foi restaurado para o atual. A UI para TVs foi aplicada no YouTube no último mês.

Em um comentário na publicação, um usuário diz que não é possível “remover” a descrição na lateral usando o modo teatro de visualização. Aqui este que vos fala, adepto da janela teatro, precisa dizer que isso seria um lado negativo — pelo menos para mim. Um leitor do Tecnoblog conseguiu esconder a descrição usando o modo teatro.

Layout do YouTube para TV inspira novo visual da plataforma para navegadores (Imagem: Divulgação/YouTube)
Layout do YouTube para TV inspira novo visual da plataforma para navegadores (Imagem: Divulgação/YouTube)

Ainda que eu tenha achado o novo layout bom (claro, ainda é necessário se adaptar), o modo teatro é útil para ver vídeos sem perder notificações na barra de tarefas e outras janelas. Todavia, existe a possibilidade de que isso seja um bug da implementação do novo layout. Quando recebeu a nova interface, o repórter Charleaux relatou que a descrição não abria.

O Tecnoblog entrou em contato com o YouTube para confirmar se isso é um teste com o público ou lançamento oficial da nova interface. A plataforma explicou que essas mudanças são apenas testes de layouts.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados