Como adicionar um administrador no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como adicionar um administrador no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Adicionar um administrador no Instagram significa conceder acesso à conta para outra pessoa, com o objetivo de compartilhar a gestão do perfil. Dá para definir um administrador para o Instagram a partir da Meta Business Suite.

Para configurar um administrador no Instagram, é necessário que a conta esteja na categoria profissional ou comercial e, preferencialmente, seja vinculada a uma página do Facebook.

Vale ressaltar que o administrador não controlará o Instagram pelo aplicativo oficial, mas pela plataforma Meta Business Suite, usando um navegador. O administrador poderá gerenciar as publicações, mensagens, anúncios e ver o desempenho da conta.

A seguir, saiba como adicionar um administrador no Instagram.

1. Entre no site da plataforma Meta Business Suite

Acesse o endereço business.facebook.com em seu navegador de internet para entrar no Meta Business Suite. O serviço também é chamado de Gerenciador de Negócios da Meta. Faça login usando a sua conta no Facebook. Também é possível fazer login com uma conta profissional no Instagram.

Entre no site da plataforma Meta Business Suite (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Vá à área de configurações da Meta Business Suite

Clique em “Configurações” na coluna à esquerda da plataforma Meta Business Suite. Escolha a opção “Pessoas” na página que surgir.

3. Clique em “Convidar pessoas” para colocar um administrador no Instagram

Clique no botão “Convidar pessoas” e, na tela seguinte, informe o e-mail da pessoa que você quer adicionar como administrador no Instagram. Clique em “Avançar”.

Clique em "Convidar pessoas" para colocar um administrador no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Escolhe um nível de acesso para o convidado

Na tela “Atribuir acesso”, defina como você irá dividir a conta do Instagram com a outra pessoa ativando as seguintes opções:

  • Acesso parcial: configuração padrão, não pode ser desativada
  • Apps e integrações: ativação opcional
  • Controle total: ativação opcional

Clique em “Avançar” para concluir esta etapa.

Escolhe um nível de acesso para o convidado

5. Defina o que o administrador poderá fazer na conta do Instagram

Em “Atribuir ativos de negócios”, selecione a conta no Instagram que o convidado poderá administrar e clique em “Avançar”. Defina os recursos que poderão ser acessados em seguida. As principais opções são:

  • Conteúdo
  • Atividade da comunidade
  • Anúncios
  • Insights (dados estatísticos)

Escolha “Tudo” se quiser dar acesso a todos esses recursos. Clique novamente em “Avançar”.

Defina o que o administrador poderá fazer na conta do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

6. Revise as configurações e envie o convite

Na página “Conferir o convite”, confira se as configurações definidas estão corretas e clique em “Enviar convite”. A pessoa receberá o convite no e-mail informado.

Revise as configurações e envie o convite (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A pessoa convidada precisa clicar em “Começar” no e-mail recebido para ser encaminhada à Meta Business Suite e ativar o seu acesso.

O que um administrador pode fazer no Instagram?

As ações que podem ser executadas por um administrador do Instagram dependem do nível de acesso estabelecido durante o convite à pessoa ou configurado posteriormente:

  • Acesso parcial: permite criar, gerenciar ou excluir publicações, stories e comentários. Também permite criar e gerenciar anúncios se essa opção for ativada;
  • Apps e integrações: permite integrar a conta a APIs de terceiros, monitorar eventos e criar tokens de acesso;
  • Controle total: dá acesso a todos os recursos anteriores e permite incluir ou excluir usuários.

É possível ter quantos administradores no Instagram?

O Instagram não informa se há um número máximo de usuários com controle total de uma conta, mas pode limitar o acesso a ela se desconfiar de atividades suspeitas.

Por que não consigo definir um administrador no meu Instagram?

Entre os problemas que podem impedir que uma pessoa convidada administre uma conta no Instagram estão:

  • Falta de acesso à Meta Business Suite: é preciso ter uma conta no Facebook ou no Instagram para acessar a plataforma;
  • Vínculo da conta do Instagram com o Facebook: em alguns casos, o proprietário pode precisar adicionar o Facebook e o Instagram na Central de Contas para criar um vínculo entre esses perfis e, depois, permitir acréscimo de administradores;
  • Instagram com conta pessoal: é preciso usar um perfil comercial do Instagram para ter acesso à Meta Business Suite e, assim, adicionar administradores;
  • Convite na caixa de spam: o convite enviado à pessoa pode ter caído na caixa de spam do e-mail dela;
  • Instabilidade na Meta Business Suite: um problema pontual na plataforma pode impedir o envio de convites ou a aceitação destes. A orientação é a de realizar o procedimento mais tarde.

Posso compartilhar a senha do Instagram com quem vai administrar?

Você pode compartilhar a senha do Instagram, mas não é recomendável fazer isso, pois a pessoa que tiver essa informação poderá excluir a conta ou utilizá-la para outros fins.

O ideal é que cada conta do Instagram tenha um único dono e que outras pessoas possam administrá-la somente por convite. Essa abordagem permite que o acesso dessas pessoas seja revogado pelo proprietário da conta em caso de problemas.

Dá para remover o administrador do Instagram?

Sim. Clique em “Configurações” na coluna à esquerda da Meta Business Suite e, em “Pessoas”, clique no administrador a ser removido. Clique no ícone de três pontos na janela que surgir e escolha “Remover do portfólio”.

Removendo um administrador do Instagam (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados