Android 15 vai colocar a tela de bloqueio do celular em modo paisagem

Em versão beta do Android 15, menu de notificações aparece reformulado, aproveitando mais o espaço lateral, e tela de bloqueio seguirá a orientação do celular

Felipe Freitas
Por
Samsung Galaxy S22 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Android 15 poderá mudar orientação da tela de bloqueio para seguir o modo paisagem (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Android 15 pode trazer novidades para o visual do celular em modo paisagem. A próxima versão do sistema operacional do Google, que deve ser lançada em setembro, traz em seu beta um novo layout para o menu de notificações e a tela de bloqueio. Caso isso chegue na versão final do SO, usuários de tablets e quem gosta de usar o celular na horizontal serão beneficiados.

Essa nova funcionalidade foi encontrada por Mishaal Rahman, repórter do Android Authority, em uma versão recente do beta Android 15. Rahman também relembrou que o Google chegou a testar essas mudanças de UI no Android 14, mais precisamente nos updates beta de setembro e dezembro de 2023. Além de ser uma novidade para os smartphones, essa alteração de layout mostra que o Google está um recurso que se encaixará bem em tablets e telas grandes — incluindo os dobráveis.

Nova interface do modo paisagem no Android 15

Menu de notificações com novo layout para o modo paisagem (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)
Menu de notificações com novo layout para o modo paisagem (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)

A novidade visual no modo paisagem do Android 15 melhora o uso dos espaços no menu de notificações (ou menu de atalhos). Quando você utiliza o celular horizontalmente, ao abaixar esse menu, as notificações e botões de atalhos ficam todos centralizados. Isso deixa as laterais da tela vazias, não aproveitadas.

Já no beta do Android 15, no modo paisagem, as notificações são jogadas para a parte direita do menu, enquanto os atalhos ficam na parte esquerda. Assim, nenhum espaço fica vazio. Falando apenas com base no visual, esse layout também parece ser mais fácil de usar, já que os dedões não precisam se esticar até o centro da tela para selecionar algum botão ou notificação.

Tela de bloqueio, pela primeira vez, é responsiva ao modo paisagem no Android (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)
Tela de bloqueio, pela primeira vez, é responsiva ao modo paisagem no Android (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)

Na tela de bloqueio, a hora, data e clima ficam alocadas na parte esquerda da tela, enquanto as notificações — assim como no menu — ficam na parte direita. Essa novidade do Android 15 também muda a tela de acesso, jogando o teclado número do PIN para a direita e a interface do texto, onde é visualizado o preenchimento do PIN, para a esquerda.

Segundo Rahman, como esperado para um recurso de beta, o modo paisagem para a tela de bloqueio e menu de notificações apresenta alguns bugs — ainda que sua primeira aparição tenha acontecido oito meses atrás. Contudo, o Google tem um bom tempo para ajustar esse layout até o lançamento oficial do Android 15.

Com informações: Android Authority e SamMobile

Relacionados