Android 15 deve facilitar visual das configurações de notificação

Tela de configurações de notificações pode esconder os avisos menos usados pelo app. Novidade está no programa Beta 1 do Android 15

Felipe Freitas
Por
Google Play Protect deixa o Android mais seguro ao barras apps nocivos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Versão beta do Android 15 tem por padrão a opção de esconder grupos de notificações (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Android 15 pode chegar com um recurso para deixar mais limpa a tela de configuração de notificações dos apps. A funcionalidade esconderá por padrão os grupos de notificações menos usados. Essa ferramenta foi encontrada no programa Beta 1 do sistema operacional, a primeira etapa da versão de testes do Android 15.

Desde o Android 8, lançado em 2017, os aplicativos podem agrupar suas notificações em diferentes categorias. Por exemplo, um aplicativo de compras pode separar os avisos para promoções e rastreio da encomenda. No Instagram, há grupos de notificações para Reels, mensagens diretas, stories e mais uma enormidade de grupos.

Android 15 escondendo notificações não usadas

Essa é só uma parte da tela gigante de grupos de notificações do Instagram, até o IGTV tem seu grupo (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Essa é só uma parte da tela gigante de grupos de notificações do Instagram, até o IGTV tem seu grupo (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Ao abrir a parte de configurações de notificações em um aplicativo, ele te mostra todos os grupos. Como citado anteriormente, o Instagram é um app que possui vários grupos — tem até para o IGTV, que nem existe mais. Isso é um incômodo para quem quer ativar apenas algumas notificações nos aplicativos.

De acordo com Mishaal Rahman, jornalista especializado em Android, a próxima versão do sistema operacional exibirá apenas as notificações ativadas pelo usuário. Aquelas que não são usadas ficarão escondidas por padrão. E essa escolha de usada ou não será baseada pela própria atividade do aplicativo.

No canto superior direito está opção de mostrar grupos — ou canais — de notificações não usadas pelo app (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)
No canto superior direito está opção de mostrar grupos — ou canais — de notificações não usadas pelo app (Imagem: Mishaal Rahman/Android Authority)

Os apps não são obrigados a separar as notificações em grupos. No entanto, separá-los em diferentes categorias melhora a experiência do usuário. Usando meu hábito de uso no Instagram, eu deixo apenas as notificações de mensagens diretas ativadas. Se não houvesse a divisão por grupos, eu não permitiria o envio de nenhum aviso — e isso é ruim para os apps, que precisam ser usados para gerar lucro.

O recurso não está completamente liberado no Beta 1 do Android 15. Rahman explicou que precisou ativar algumas flags no sistema operacional para acessar essa funcionalidade. Existe a possibilidade do Google não lançá-lo no Android 15, apesar de ser pouco provável, visto que ele deixa a tela de notificações menos poluída.

Com informações: Android Authority

Relacionados