Você vai poder instalar apps da Microsoft Store baixando um .exe

Ainda em fase experimental, novo método de instalação de aplicativos fica praticamente idêntico ao download por fora da loja

Giovanni Santa Rosa
Por
Windows 11
Microsoft Store está disponível para Windows 10 e Windows 11 (Imagem: Guilherme Reis / Tecnoblog)

Vai ficar mais fácil instalar aplicativos da Microsoft Store. A empresa está testando um novo método para baixar um instalador diretamente do navegador, sem precisar abrir a Microsoft Store, do jeitinho que você faz com programas fora da loja. Mesmo não sendo uma grande inovação, isso pode facilitar a vida de desenvolvedores e usuários.

A novidade foi anunciada por Rudy Huyn, arquiteto de software da Microsoft, em sua conta no X (antigo Twitter). Ele diz que esta é uma versão “undocked” (desencaixada, em tradução livre) da Microsoft Store.

Tela mostrando processo atual de instalar um app da Microsoft Store pelo navegador
Ao clicar em um link da Microsoft Store, navegador pede para abrir o programa da loja no Windows (Imagem: Reprodução / Rudy Huyn)

Anteriormente, ao entrar em uma página da loja de apps pelo navegador e clicar em Instalar, o usuário precisava autorizar o browser a abrir a Microsoft Store. Ela aparecia em uma janelinha pequena, e era necessário clicar de novo em “Instalar”. Huyn explica que este segundo botão era necessário para garantir que o processo tinha sido iniciado pelo usuário e não por um script malicioso.

Com o novo método, ao entrar em uma página de app na Microsoft Store e clicar em “Instalar”, o próprio navegador vai baixar um arquivo .exe. Este arquivo é bem pequeno, já que ele não é o programa completo — o software será baixado ao executar este instalador. O novo método funciona mesmo se a Microsoft Store não estiver instalada ou estiver bloqueada pelo administrador.

Tela mostrando download de .exe da Microsoft Store
Agora, ao clicar no botão para instalar, site da Microsoft Store vai baixar um .exe (Imagem: Reprodução / Rudy Huyn)

O pessoal do Verge testou e disse que nem todo aplicativo está disponível deste jeito. GroupMe e o Snapchat já têm seus .exe, mas para instalar o Discord, ainda foi necessário autorizar o navegador a abrir a Microsoft Store.

Microsoft quer mais desenvolvedores na loja

“Ok, mas eu já instalo programas baixando .exe. Qual a novidade?”, você deve estar se perguntando. De fato, para o usuário, o trabalho ficou quase idêntico ao de baixar e instalar qualquer software. E parece ser exatamente essa a intenção.

Com um processo mais próximo ao que os usuários estão familiarizados, mais gente instala, e colocar apps na Microsoft Store fica mais atraente para os desenvolvedores, como deseja a Microsoft. Segundo a empresa, durante os testes, isso resultou em uma alta de 12% nas instalações e de 54% no uso dos apps logo após o download. Segundo Huyn, o experimento fez sucesso, e agora será levado a mais produtos e mercados.

Com informações: Rudy Huyn, The Verge

Relacionados