Como colocar acentuação no MacBook [acentos e símbolos]

Saiba como colocar e como encontrar acento no MacBook; regra também vale para símbolos (caracteres especiais)

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Foto via Pixabay | MacBook

Uma supresa comum de quem compra um MacBook é o teclado, que não vem no padrão brasileiro e dificulta a compreensão de algumas pessoas, pela ausência de algumas teclas como o “Ç”. Neste artigo, veja como colocar acento e outros símbolos em qualquer MacBook.

Antes, verifique o idioma do teclado

Como eu disse, o MacBook não vem no padrão de teclado ABNT. Isso quer dizer que ele deve ser configurado no padrão internacional para que as teclas fiquem no lugar correto — a menos que esteja com um teclado separado (com ou sem fio) com o layout brasileiro.

Portanto, se acabou de comprar um MacBook e fez a configuração dele com o padrão ABNT, essa é a primeira coisa que deve ser mudada.

  1. Acesse Preferências do Sistema, no menu Apple (ícone da maçã no canto superior esquerdo);
  2. Clique em Teclado;
  3. Clique na aba Layouts de Teclados;
  4. Verifique se o layout configurado corresponde ao seu teclado físico (é mais comum usar o EUA Internacional). Confirme se a imagem que aparecerá do teclado corresponde ao do seu MacBook.
layout de teclado no mac

Como colocar acento no MacBook

Se o layout do teclado estiver correto, o jeito mais fácil de colocar acento no MacBook é pressionar a tecla correspondente ao acento e depois digitar a letra a ser acentuada.

Exemplo:

  • Para adicionar o acento circunflexo (^) na letra A, eu devo primeiro segurar Shift, apertar o número 6 (que corresponde ao acento, como no layout abaixo), em seguida soltar essa combinação e pressionar a letra para acentuar, o A.
layout de teclado para acentuação

Outra maneira de acentuar uma letra é segurando a tecla dela até que a caixa de opções com os acentos apareçam.

segure a tecla para aparecer o balão de colocar acento no macbook
Ao segurar uma letra, um balão com as opções de acentuação aparecerão

Colocar símbolo no MacBook

Para inserir símbolos, deve-se usar o atalho de teclas mortas: são aquelas “escondidas” abaixo de todas as principais teclas do teclado, ativadas quando se utiliza alguma combinação de tecla.

Por exemplo, para o mesmo layout acima, temos os seguintes caracteres especiais:

teclas mortas para colocar símbolos no mac

Então, se eu desejo adicionar “Ç”, o que eu devo fazer é segurar Alt com a tecla correspondente, nesse caso a letra C. Algumas delas ainda exigem mais uma tecla modificadora, como é o caso do travessão no MacBook.

Nesse exemplo devo pressionar Alt + Shift + Tecla do Hífen. Se eu usasse apenas Alt + Tecla do Hífen o Mac imprimiria uma meia-risca ao invés do travessão.

Um atalho para verificar o dicionário de símbolos é apertar a combinação de Control + Command + Barra de Espaço. Uma janela será aberta com todos os símbolos e emojis disponíveis no sistema (se não conseguir ver todos os símbolos, clique no ícone da tecla Command, no canto superior direito da janela, para expandir as opções).

janela de símbolos e emojis do mac

Para usar qualquer um deles, basta clicar duas vezes no item desejado.

Com informações: Apple.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre MacBook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados