Windows 10 começa a receber Copilot no programa Insider

Copilot do Windows 10 tem algumas limitações em relação à versão do Windows 11. Recurso será distribuído inicialmente em versão prévia do sistema operacional.

Giovanni Santa Rosa
Por
Tela do Windows 10 com Copilot na barra lateral direita
Copilot no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O Windows 10 começou a receber o Copilot, assistente com inteligência artificial que já equipava o Windows 11. A Microsoft iniciou os testes do recurso em computadores participantes do programa Insider.

Até agora, o Copilot apareceu na versão 22H2 do Windows 10, nas edições Home e Pro. Ele está disponível para testes no canal Release. Este canal é o mais próximo da versão estável do sistema operacional.

Após instalado, é possível usá-lo clicando no novo ícone, que fica no fim da barra de tarefas do sistema. Aí, é só digitar ou falar o que você deseja.

A versão do Windows 10, porém, tem algumas limitações. Ela não pode abrir apps ou alterar configurações — isso só é possível no Windows 11.

Tela do Windows 11 com o Copilot na barra lateral direita
Windows Copilot no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Para testar o recurso, vá até “Configurações”, “Atualizações e segurança”, “Windows Update” e marque a caixa para instalar atualizações assim que estiverem disponíveis. Verifique os updates disponíveis após instalar o Windows 10 22H2 compilação 19045.3757 (KB5032278).

A Microsoft diz que o lançamento será distribuído em fases durante os próximos meses. Isso significa que pode demorar um pouco mais até você ter acesso ao Copilot. Além disso, o assistente só está disponível na América do Norte, na América do Sul e em partes da Ásia.

As primeiras notícias sobre a chegada do Copilot ao Windows 10 surgiram no início de novembro. No dia 16, a Microsoft confirmou o lançamento.

Nos bastidores, fontes ouvidas pelo Windows Central dizem que a decisão tem a ver com a popularidade do Windows 10.

Mesmo depois de dois anos do lançamento do Windows 11, o Windows 10 tem cerca de 1 bilhão de aparelhos ativos mensalmente, contra cerca de 400 milhões da versão mais recente.

Logotipo do chatbot Microsoft Copilot
Microsoft unificou ferramentas de IA sob a marca Copilot (Imagem: Reprodução/Microsoft)

O Copilot usa inteligência artificial para entender os pedidos e executar as tarefas. Ele faz parte das iniciativas da Microsoft com a tecnologia, que também incluem o Bing, o Edge e o Microsoft 365 (ou Office, como é mais conhecido).

Recentemente, a empresa unificou os assistentes de IA de seus diversos produtos sob o nome Copilot.

Com informações: Bleeping Computer

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados