A criptografia de ponta a ponta no Instagram é um recurso de segurança que garante que as mensagens sejam lidas apenas pelo remetente e o destinatário da DM (mensagem direta). A rede social permite esse tipo de criptografia seja ativado em cada conversa, individualmente.

O Instagram não mantém a criptografia de ponta a ponta habilitada por padrão. Também não dá para ativar a proteção em todas as DMs de uma vez. É preciso fazer a mudança manualmente e nos chats desejados.

Além disso, conversas com criptografia de ponta a ponta ativada ficam separadas do chat sem o recurso.

A seguir, veja como ativar a criptografia de ponta a ponta na DM do Instagram.

1. Abra as DMs do Instagram para localizar as conversas

Abra o Instagram em seu celular Android ou iPhone e toque no botão de DM, com símbolo de balão, no canto direito superior.

Abra as DMs do Instagram para localizar as conversas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Toque no chat em que deseja ativar a criptografia de ponta a ponta no Instagram

Escolha uma conversa na lista de mensagens diretas do Instagram para ativar a criptografia ponta a ponta. Use o campo “Pesquisar” para iniciar um chat com um perfil que não estiver aparecendo nessa lista.

Toque no chat em que deseja ativar a criptografia de ponta a ponta no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Toque no topo do chat para abrir as opções da DM no Instagram

Toque no nome do usuário com quem você conversa via DM, no topo da tela do chat no Instagram.

Toque no topo do chat para abrir as opções da DM no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Selecione “Privacidade e segurança” para encontrar a opção de criptografia

Toque na opção “Privacidade e segurança” que aparece na tela que fornece detalhes do perfil com quem você conversa por DM. Uma tela com configurações será mostrada.

Marque "Usar criptografia de ponta a ponta" no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Marque “Usar criptografia de ponta a ponta” no Instagram

Toque no item “Usar criptografia de ponta a ponta” no menu de configuração exibido pelo Instagram. Agora é só iniciar a conversa. Todas as mensagens trocadas com a pessoa nesse modo serão criptografadas.

Marque "Usar criptografia de ponta a ponta" no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A criptografia de ponta a ponta funciona como uma conversa secreta no Instagram?

Não. A criptografia de ponta a ponta protege o chat de modo a evitar que as mensagens trocadas sejam lidas se interceptadas por terceiros. A conversa ainda aparece na sua área de DMs, junto com as que não são criptografadas, mesmo se você tiver uma conta privada no Instagram.

O recurso mais próximo de uma conversa secreta é o modo temporário do Instagram, ativado quando você abre um bate-papo e arrasta a tela para cima. Nele, as mensagens somem depois que você ou o destinatário saem da conversa ou desativam essa função.

Dá para descobrir se uma conversa no Instagram tem criptografia ponta a ponta?

Sim. Todo chat no Instagram protegido com criptografia ponta a ponta exibe um aviso sobre esse recurso no início da conversa. Além disso, a página de DMs exibe um pequeno cadeado abaixo do nome do contato para indicar que aquela conversa é criptografada.

Como descobrir se uma conversa no Instagram tem criptografia ponta a ponta? (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Por que não consigo ativar a criptografia em algumas DMs do Instagram?

O Instagram não permite ativar a criptografia ponta a ponta nas DMs de contas profissionais ou comerciais. Isso porque essas contas podem ser integradas a ferramentas de terceiros que gerenciam as conversas, bem como fazer análises de dados para exibição de anúncios ou outras estratégias de marketing.

Por que o Instagram separa os chats com criptografia de ponta a ponta?

As DMs do Instagram são armazenadas nos servidores da Meta. Quando o usuário escolhe usar a criptografia de ponta a ponta, o app exige que as DMs sejam enviadas diretamente ao destinatário, sem depender de uma estrutura de servidores, razão pela qual elas precisam ficar separadas das mensagens sem criptografia.

Essa é uma abordagem diferente da que existe no WhatsApp que, por nunca armazenar mensagens em servidores, permite que conversas com e sem criptografia ponta a ponta entre os mesmos usuários fiquem juntas.

Consigo desativar a criptografia de ponta a ponta no Instagram?

Não, mas é possível excluir um chat feito com criptografia de ponta a ponta indo na página de DMs, tocando por alguns segundos sobre o bate-papo a ser apagado e escolhendo a opção “Excluir” — no iOS, basta arrastar o chat para a esquerda para ver o botão de exclusão. Essa opção só apaga o chat naquele celular. Se você tem outro smartphone, deve executar o procedimento nele também.

Excluindo conversa na DM do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados