Facebook Messenger finalmente ganha criptografia de ponta a ponta

Prometida desde 2019, proteção será ativada por padrão nas conversas individuais. Meta precisou reconstruir recursos para possibilitar criptografia.

Giovanni Santa Rosa
Por
Logo do Facebook Messenger no celular
Meta começou a distribuir criptografia de ponta a ponta para Messenger (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

A Meta começou a implementar a criptografia de ponta a ponta para conversas e ligações no Facebook Messenger. A proteção será ativada por padrão.

O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em sua página no Facebook. Para grupos, a criptografia de ponta a ponta também está disponível, mas é preciso ativá-la nas configurações.

“Isso levou anos para ser entregue porque nós fizemos no nosso tempo, para dar tudo certo. Nossos engenheiros, criptógrafos, designers, especialistas em políticas e gerentes de produto trabalharam sem descanso para reconstruir as funções do Messenger do zero”, diz Loredana Crisan, chefe do Messenger na Meta.

Em um blog post de engenharia, a Meta disse que precisou refazer recursos como o armazenamento de conversas e a biblioteca de stickers, entre outros, para que tudo funcionasse corretamente com a proteção.

Criptografia era promessa antiga da Meta

O recurso de criptografia de ponta a ponta fez sua estreia no Messenger em 2016, mas ele era restrito às chamadas conversas secretas.

Ou seja, para contar com a proteção, era necessário criar uma conversa secreta com cada um dos contatos, ao contrário do que acontece, por exemplo, no WhatsApp.

WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)
Criptografia de ponta a ponta é um dos destaques do WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

Em 2019, Zuckerberg prometeu que este seria o padrão dos serviços da Meta, mas a implementação sofreu vários atrasos, já que era necessário reconstruir os serviços para que tudo funcionasse de modo adequado.

Outros recursos do Messenger ganharam a criptografia de ponta a ponta antes, como as chamadas de voz e vídeo (2021) e conversas e ligações em vídeo (janeiro de 2022). Os testes nas conversas individuais começaram em agosto de 2022, já com o cronograma atrasado.

Em agosto de 2023, a Meta prometeu que a criptografia de ponta a ponta chegaria ao Messenger até o fim do ano e ao Instagram logo em seguida. Parte da promessa foi cumprida — agora falta a outra rede receber o recurso.

Por outro lado, Zuckerberg suspendeu os planos de integrar WhatsApp, Messenger e Instagram, também revelado em 2019. Nesta terça (5), a Meta comunicou que a integração entre Messenger e Instagram deixará de funcionar.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Facebook Messenger na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados