Threads anuncia a criação de tags e busca por tópicos na plataforma

Rede social da Meta agora permite que usuários criem “hashtags” e busquem pelo assunto ao clicar nas marcações; tags chegam para web e app mobile

Felipe Freitas
Por
Prints de aplicativo em que é possível ver postagens das pessoas e as reações dos leitores
meta lançou a ferramenta de tags para o Threads (Imagem: Divulgação/Meta e Vitor Pádua/Tecnoblog)

Adam Mosseri, CEO do Threads e do Instagram, divulgou nesta quinta-feira (7) o lançamento das funções de tags e pesquisas por esse meio na plataforma. Essas tags são o equivalente às hashtags do X/Twitter, que têm papel fundamental na geração dos “Tópicos de Tendências” na rede social. A novidade do Threads indica que, em breve, veremos um ranking de assuntos populares na plataforma.

O funcionamento das tags no Threads é idêntico ao que vemos no Instagram. Ao digitar o #, popularmente chamado de “jogo da velha” ou hashtag, você verá a sugestão de diversos tópicos. Assim como na rede social de fotos, as tags do microblogging da Meta mostram quantas publicações sobre o tema já foram publicadas.

Tags finalmente chegam no Threads, mas em bom momento

 

 
Publicado por @mosseri
Ver no Threads

 

Com a chegada das tags, o Threads está finalmente atingindo o “básico” de um microblogging. No seu lançamento, a plataforma não tinha nem um feed de seguindo, deixando a impressão que sua chegada poderia ter aguardado. Nos primeiros dias, o Threads teve um boom de downloads e usuários ativos — e uma boa parte foi sendo perdida.

Contudo, o lançamento das tags chega em um momento em que pesquisas indicam que os downloads estão crescendo — ainda que longe do pico do seu lançamento na primeira semana de julho.

(Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Tags no Threads escondem o jogo da velha e deixam termos parecidos com um hyperlink (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Uma funcionalidade interessante das tags do Threads é que elas “escondem” o jogo da velha. Ao incluir a marcação, o termo tagueado fica em azul, como se fosse um hyperlink — isso foi mostrado nos testes do recurso. Para alguns, uma hashtag sem # pode ser estranho. Para outros, o novo estilo pode ficar bonito.

O recurso está sendo liberado gradualmente (como a Meta costuma fazer em todas as suas redes sociais) para web e app. Quem já tem acesso às tags, pode clicar nas marcações para ver o que estão falando sobre o assunto — repito, algo fundamental para se acompanhar um tema em tempo real em microbloggings, como partidas, eventos ou estreias de séries. Agora só falta um “trending topics” no Threads.

Receba mais sobre Threads na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados