Threads deve ganhar “trending topics” em breve

Lista de tópicos já está em testes no Threads; recurso permitirá assuntos políticos, embora esse tipo de conteúdo seja "desincentivado" na rede social

Emerson Alecrim
Por
Ícone do Threads no iOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Ícone do Threads no iOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Meta está testando uma função de “trend topics” no Threads. O recurso, que é uma característica notável do rival X/Twitter, destaca os assuntos do momento que têm mais relevância na rede social. O que causa espanto é o teste ter sido revelado alguns dias depois de a Meta afirmar que não promoveria conteúdo político na plataforma.

Por enquanto, o teste está restrito aos Estados Unidos. A lista de tópicos em destaque aparece na página de pesquisa e na aba “Para você” do Threads nas contas que já têm acesso à novidade.

De acordo com Adam Mosseri, CEO do Instagram, sistemas de inteligência artificial analisam quantas pessoas estão comentando determinado assunto, bem como as interações com essas postagens, para definir se aquele tópico deve ou não aparecer na lista.

Ainda segundo Mosseri, já há uma equipe de especialistas em conteúdo atuando para garantir que os tópicos destacados não sejam confusos, duplicados ou violem as diretrizes do Threads.

Usuários também poderão denunciar tópicos potencialmente problemáticos, casos eles não tenham sido barrados pela equipe de moderação.

Em linhas gerais, esse seria apenas mais um recurso para incrementar a experiência do usuário na rede social se não fosse por um detalhe: Mosseri disse que a lista de tópicos poderá conter temas políticos.

Não vai ter política, mas pode ter

No dia 9 de fevereiro, Mosseri usou o Threads para reforçar um discurso feito no meio de 2023: o de que a rede social não irá incentivar ou promover discussões políticas.

Não que tópicos políticos sejam proibidos. A Meta só não quer que a rede social seja usada como campo de batalha para opiniões políticas diferentes, razão pela qual não haverá mecanismos para alavancar esse tipo de conteúdo.

Ou não haveria. Se tendências políticas puderem aparecer na lista de tópicos do Threads, como Mosseri enfatizou, o discurso de que conteúdo político não seria incentivado na rede social deixa de ser totalmente verdadeiro.

Ao Techcrunch, um representante da Meta explicou que tópicos políticos só serão removidos da lista se eles violarem as diretrizes de comunidade da rede social. Isso porque, no entendimento da companhia, esses tópicos refletem assuntos relevantes na plataforma, não podendo ser entendidos como recomendações personalizadas.

"Trend topics" no Threads (imagem: reprodução/Techcrunch)
“Trend topics” no Threads (imagem: reprodução/Techcrunch)

X permitirá que anunciantes exibam publicidade com criadores selecionados

Enquanto o Threads segue na missão de incrementar as suas funcionalidades, o X/Twitter tenta recuperar pelo menos parte dos anunciantes que perdeu desde que Elon Musk assumiu o controle da rede social.

A medida mais recente é um recurso que permite que anunciantes escolham veicular anúncios junto com perfis de criadores de conteúdo selecionados pelo próprio X/Twitter. A intenção é dar ao anunciante mais controle sobre como seus anúncios aparecem na rede social.

Isso pode impedir que os anúncios sejam vinculados junto a postagens polêmicas ou até ilegais. O Techcrunch cita como exemplo o movimento de anunciantes que paralisaram suas campanhas no X/Twitter em 2023 depois que seus anúncios apareceram ao lado de conteúdo nazista.

Receba mais sobre Threads na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados