Threads começa a testar hashtags, mas sem hashtags

Rede social da Meta realizará os primeiros testes da funcionalidade que promete oferecer uma nova dinâmica para os usuários

Lupa Charleaux
Por
Mão segura celular. Nele está a marca do aplicativo Threads.
Novidade deve agradar os usuários que migraram do X para o Threads (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O Threads está trabalhando para adicionar um recurso bem requisitado: as hashtags. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou que a funcionalidade usada para destacar um tema nas publicações começará a ser testada na Austrália em breve.

Entretanto, a experiência será um pouco diferente do rival X (antigo Twitter). A nova rede social não exibirá o tradicional símbolo “#” nas publicações e as tags serão transformadas em links clicáveis.

Mark Zuckeberg mostra sistema de hashtag do Threads
Zuckerberg mostra como funciona as hashtags na nova rede social (Imagem: Reprodução/Threads)

Sem hashtags e com limitações

Conforme a publicação feita por Zuckerberg, o Threads ganhará um botão “#”. Ao tocar nele ou digitar o símbolo no teclado, as hashtags mais populares serão exibidas para o usuário. No entanto, é possível criar um tópico do zero.

Após o envio do post, as tags com links clicáveis levarão a pessoa para uma lista de publicações sobre o mesmo tema. Uma dinâmica familiar para usuários do X.

O Threads já estabeleceu uma regra que permitirá o uso de apenas uma hashtag por vez. A decisão visa reduzir publicações com características de spam e o comportamento de certos usuários visando atenção.

Contudo, a limitação deve ser um obstáculo para os profissionais de social media. Não poder usar variações de hashtags no mesmo post para divulgar um assunto ou evento pode restringir o alcance de uma campanha.

Três prints lado a lado do aplicativo Threads. O primeiro tem a tela inicial, o segundo tem uma conversa entre pessoas e o terceiro exibe um único perfil de usuário.
Rede social pode ter DMs integradas ao Instagram (Imagem: Divulgação/Meta e Vitor Pádua/Tecnoblog)

E as DMs? Quando elas chegarão ao Threads?

As Mensagens Diretas – ou apenas DMs – são outra demanda popular dos usuários do Threads. A má notícia é que o recurso não é uma das prioridades da plataforma.

Adam Mosseri, CEO do Instagram, falou sobre o assunto ao responder um post do jornalista Casey Newton do Platformer. O executivo disse que a nova rede social foi criada para estar diretamente conectada com o Instagram.

Dessa maneira, os desenvolvedores estudam trazer a caixa de DMs do Instagram para o Threads. Então, o usuário poderá conversar com qualquer pessoa em qualquer plataforma e as mensagens seriam sincronizadas entre os apps. Algo que também abre possibilidade de suporte ao ActivityPub e integração com outras redes.

Contudo, Mosseri revela que há algumas questões em relação à experiência do usuário. Por exemplo, qual app receberá notificação se a pessoa tiver as duas redes sociais instaladas no celular. Quando esses pontos forem resolvidos, o Threads finalmente poderá ganhar a opção de DMs.

Com informações: TechCrunch e The Verge

Receba mais sobre Threads na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados