Como a automação de processos no Bitrix24 torna sua empresa mais competitiva

Como uma plataforma completa de gestão de empresas, o Bitrix24 oferece recursos de automação de processos para CRM, RH, projetos, marketing e mais

Conteúdo patrocinado
Por
Automação de processos no Bitrix24 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Automação de processos no Bitrix24 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Usar uma plataforma de gestão empresarial vai além de registrar digitalmente as operações do negócio. Um sistema de gerenciamento versátil permite automatizar processos para tornar a empresa mais eficiente e competitiva. Essa é justamente uma das características que tornam o Bitrix24 tão renomado no mundo todo.

O Bitrix24 é uma plataforma online que permite a você gerenciar a sua organização a partir do computador ou celular. O serviço oferece ferramentas completas de CRM, gestão de projetos, RH, comércio eletrônico e mais. Tudo isso pode ser potencializado com os recursos de automação. Descubra como a seguir.

Por que a automação de processos é tão importante

No Bitrix24, a automação de processos combina dados do negócio com as ferramentas disponíveis ali para que determinados procedimentos sejam executados pela própria plataforma, deixando gestores e equipes livres para outras tarefas. Outra vantagem é a conclusão mais rápida ou precisa de atividades.

Isso não é um mero modismo tecnológico. Quando bem aplicada, a automação de processos otimiza de tal forma a rotina da empresa que, em pouco tempo, ela pode constatar redução de custos operacionais e se tornar mais competitiva.

Esse aspecto é tão importante que, de acordo com estimativas do IDC, as empresas perdem de 20% a 30% de sua receita todos os anos por causa de processos ineficientes.

Os processos que o Bitrix24 pode automatizar na sua empresa

Como o Bitrix24 é uma solução completa para gerenciamento corporativo, a plataforma oferece recursos de automação que atendem a diversas áreas ou setores da empresa, como CRM, gestão de pessoas (RH) e gerenciamento de projetos. Esses exemplos são detalhados a seguir.

Automação no CRM

No CRM, o Bitrix24 pode ser configurado para distribuir automaticamente os leads (oportunidades de negócio) que acabam de chegar a analistas capazes de convertê-los em vendas.

Imagine, como exemplo, uma corretora de seguros que atua em todo o Brasil. Quando interessados se cadastram no site da empresa para receber propostas de apólices, a automação pode encaminhar esses leads para corretores que atuam na região de cada cliente em potencial.

Para vendas já realizadas ou em andamento, processos podem ser automatizados para gerar faturas, contratos, mensagens ao cliente, entre outros.

Os recursos de automação também podem envolver documentos (imagem: reprodução/Bitrix24)
Os recursos de automação também podem envolver documentos (imagem: reprodução/Bitrix24)

Automação de RH

Gerenciar recursos humanos consiste não só em manejar os direitos e deveres estabelecidos com funcionários, mas também oferecer os meios necessários para que eles executem as suas funções.

A automação de RH do Bitrix24 permite tudo isso ao gerar relatórios de desempenho, rastrear horas trabalhadas para prevenir jornadas excessivas ou calcular horas extras, aprovar despesas com material de trabalho, calcular comissões e assim por diante.

Automação na gestão de projetos

Projetos são divididos em tarefas, logo, automatizar parte delas pode diminuir a incidência de erros e melhorar a produtividade. A automação pode ser aplicada na forma de definição de prazos, vinculação de subtarefas, anexação de documentos (como formulários ou faturas), geração de tarefas subsequentes, entre outros.

Imagine um projeto para resolver uma falha em um produto. Para evitar atrasos, um gestor pode criar uma automação para que cada tarefa concluída gere uma tarefa subsequente com prazos e requisitos pré-determinados. Se uma etapa atrasar, um alerta pode ser gerado para que supervisores chequem o problema.

Automação em vendas, marketing e mais

Os exemplos anteriores são apenas parte dos recursos de automação do Bitrix24. A plataforma pode ainda automatizar processos específicos de funil de vendas (etapas pelas quais o cliente passa até a venda ser concluída), marketing, comunicação com clientes, negociação com fornecedores, entre várias outras utilidades.

Relacionamento com cliente (CRM) no Bitrix24 (imagem: reprodução/Bitrix24)
Relacionamento com cliente (CRM) no Bitrix24 (imagem: reprodução/Bitrix24)

Como criar ou acionar automações no Bitrix24

O Bitrix24 foi desenvolvido para permitir que seus recursos sejam acessados a partir de um único local, razão pela qual é fácil criar ou acionar automações. Pode-se começar com a opção “Automação” no menu à esquerda da interface do serviço.

Ali, você pode criar uma Automação de Processo Robótico (RPA), que executa fluxos de trabalho para ações repetitivas, bem como montar uma Automação Inteligente de Processos (SPA), que permite configurar registros dentro do CRM de modo que os processos sejam condizentes com as necessidades da empresa.

Se você já tem negócios criados dentro do seu CRM, também pode criar automações a partir dali. Basta abrir o card de um negócio, ir em “Automação” na tela que abrir e criar regras de automação ou gatilhos (mecanismos que rastreiam ações para que determinadas tarefas sejam executadas na sequência).

As regras de automação recém-criadas ou existentes previamente podem ser modificadas a qualquer momento em um editor de fluxos de trabalho para deixá-las ainda mais condizentes com as particularidades de cada organização. Os recursos de personalização são bastante abrangentes, como se vê.

Editor de fluxo de trabalho em automações (imagem: reprodução/Bitrix24)
Editor de fluxo de trabalho em automações (imagem: reprodução/Bitrix24)

Comece no Bitrix24 com uma conta gratuita

O Bitrix24 não é só uma ferramenta de automação, mas uma plataforma online completa para você gerenciar a sua organização, seja ela pequena, média ou grande. Você pode começar com uma conta gratuita, que inclui recursos básicos de CRM, contact center e criador de sites, por exemplo.

Essa conta não expira, logo, você pode utilizá-la de modo vitalício. Se você precisar de mais recursos, o Bitrix24 tem planos a partir de R$ 249 por mês. O serviço oferece ainda webinars gratuitos, vídeos explicativos sobre a plataforma e apoio prestado por parceiros regionais do Bitrix24.

Tudo pode ser feito com muita praticidade, a partir de qualquer lugar. O Bitrix24 tem versões para Windows, macOS, Linux e web (navegador), além de aplicativos para Android e iOS. Todos os recursos são oferecidos em uma interface intuitiva e organizada, que dispensa a abertura de múltiplas janelas.

Receba mais sobre Bitrix24 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

O Tecnoblog publica conteúdos patrocinados em diversos formatos, incluindo artigos textuais, vídeos de divulgação e spots em áudio nos podcasts da casa. Todas as peças publicitárias desenvolvidas pela equipe do TB são claramente identificadas como anúncios, de acordo com os padrões definidos no nosso aviso de ética, e o teor dos conteúdos é revisado e aprovado previamente pelo anunciante. As informações e opiniões são de responsabilidade da empresa contratante, mas nos reservamos o direito de recusar campanhas que não estejam de acordo com nossas políticas.

Relacionados