Instagram ganha novos filtros e testa ferramentas para criar figurinhas

Novos filtros vão além de efeitos de cor e tonalidade. Ferramenta para criar stickers usa modelo de inteligência artificial da Meta.

Giovanni Santa Rosa
Por
Logotipo do Instagram
20 novos filtros chegam ao Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Instagram anunciou 20 novos filtros e mais recursos nesta quarta-feira (15), depois de muito tempo sem adicionar ferramentas deste tipo. E não é só isso: alguns deles vão além de apenas alterar cor e tonalidade, como o “Wide angle” e o “Wavy”. Outros, como o “Color leak” e o “Zoom blur”, imitam o estilo de outros apps, como o VSCO e o Picsart.

Não custa lembrar que hoje em dia o Instagram é um app para fotos, vídeos, Reels, Stories, canais, mensagens e mais. Nem sempre foi assim: lá no começo dos anos 2010, ele tinha fotos e… só.

Demonstração dos novos filtros do Instagram
Novos filtros do Instagram (Imagem: Divulgação/Meta)

Instagram testa IA para criar figurinhas

Mas nem só de novas ferramentas “retrô” vive o Instagram. A Meta anunciou várias novas ferramentas para criar fotos e vídeos com o app.

Uma delas serve para criar stickers ou figurinhas, recortando objetos de imagens que estão no seu aparelho ou que foram publicadas por outras pessoas no Instagram (desde que elas sejam elegíveis para isso). Elas podem ser usadas em Reels ou Stories.

Tela de demonstração de ferramenta para criar figurinha
Instagram permite criar figurinha automaticamente ou recortar uma área específica (Imagem: Divulgação/Meta)

Ainda em fase de testes, a ferramenta usa o modelo de inteligência artificial Segment Anything, da Meta. Ela destaca o assunto principal da foto, de maneira bem parecida com o mesmo recurso que a Apple colocou no iOS 16, mas vai além, permitindo ajustar manualmente o recorte.

Novas ferramentas de edição

A Meta incluiu no Instagram ferramentas para dar zoom, recortar ou girar clipes separados ao criar um vídeo para os Reels. Outra novidade é que agora as edições contam com botões de desfazer e refazer, facilitando a correção de erros durante o processo.

Ao acessar o rolo da câmera pelo app, agora dá para diminuir ou aumentar as fotos. Assim, você consegue visualizar melhor na hora de selecionar a imagem ou procurar com mais rapidez o que deseja.

Por fim, para quem trabalha com o Instagram, a Meta criou uma nova métrica para Facebook e Instagram, chamada Replays. Além disso, a definição de Reels Plays foi alterada, e o Retention Chart terá atualizações mais rápidas para mostrar quantas pessoas estão vendo um Reel específico.

Com informações: Meta, The Verge e TechCrunch

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados