Google Fotos vai agrupar imagens semelhantes para ajudar a limpar galeria

App recebe novos recursos que usam inteligência artificial para deixar a navegação mais fluida para os usuários. Confira as novidades

Lupa Charleaux
Por
Google Fotos no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Novos recursos do Google Fotos prometem deixar o uso do app mais dinâmico (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A atualização de novembro do Google Fotos promete tornar a organização de imagens e vídeos mais dinâmica. O app está recebendo o recurso Photo Stacks – pilha de fotos, em tradução livre – que agrupa conteúdos semelhantes em um único painel na galeria.

Conforme a big tech, a novidade está sendo lançada gradualmente para usuários do Android e do iOS. Então, a nossa dica é manter o telefone atualizado para receber a nova funcionalidade em breve.

Gif que ilustra o recurso do Photo Stacks do Google Fotos
Recurso Photo Stacks facilitará a busca por “sessões de fotos” na galeria (Imagem: Reprodução/Google)

Organizando as pilhas de fotos

O recurso Photo Stacks do Google Fotos usa IA para organizar imagens e vídeos similares registrados no mesmo momento de forma automática. A intenção é reduzir a quantidade de fotos duplicadas na galeria e deixar a navegação mais “limpa”.

O usuário poderá conferir todas as fotos e os clipes ao tocar em cima do painel dedicado. Com isso, a pessoa conseguirá ver com mais facilidade os melhores cliques e descartar as imagens que não agradaram.

O Photo Stacks escolherá a melhor foto capturada durante uma única sessão para ilustrar o painel. Contudo, o usuário pode modificar manualmente a imagem principal ou optar por deixar a função desativada.

Gif ilustrando o recurso do Google Fotos que adiciona Lembretes a partir de fotos
Google Fotos permitirá criar lembretes no calendário a partir de imagens (Imagem: Reprodução/Google)

Outras novidades do Google Photos

Outro recurso que está chegando ao Google Fotos é a criação de lembretes a partir de imagens. Por exemplo, ao tirar foto de um ingresso ou folheto de um evento, o usuário pode tocar na nova opção “Definir Lembrete” e a nota será adicionada ao calendário.

O app também organizará automaticamente capturas de telas e imagens de documentos em álbuns. Dessa maneira, a pessoa encontrará facilmente uma foto da carteira de identidade ou um recibo importante sem precisar passar por toda a galeria.

Por fim, o Google Fotos ganhou uma função que arquiva capturas de telas e documentos após 30 dias. O conteúdo ficará oculto na galeria, mas estará acessível nos álbuns dedicados.

Com informações: Google e The Verge

Receba mais sobre Google Fotos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados