Meta vai acabar com integração entre Instagram e Facebook Messenger

Função que oferece suporte de bate-papos entre as duas plataformas será encerrada em breve. Confira os detalhes da mudança

Lupa Charleaux
Por
Capa Instagram Facebook
Integração do Facebook Messenger e Instagram foi lançada em 2020 (Imagem: Vitor Padua/Tecnoblog)

A Meta encerrará a integração entre o Facebook Messenger e Instagram ainda neste mês de dezembro. A mudança acaba com o suporte para bate-papos entre usuários das duas plataformas da big tech.

Lançado em 2020, o recurso tinha o objetivo de oferecer “uma experiência compartilhada aprimorada” para os usuários das duas redes sociais. Entretanto, a ferramenta não caiu no gosto das pessoas e teve uma baixa adoção.

Novos recursos de personalização do Facebook Messenger. (Imagem: Divulgação/Facebook)
Recurso permite que usuários do Instagram conversasse com pessoas do Facebook Messenger e vice-versa (Imagem: Divulgação/Meta)

Uma nota na página de suporte do Instagram revelou que a integração com o Facebook Messenger será encerrada “em meados de dezembro de 2023”. Veja o que ocorrerá depois desta data:

  • Não será possível iniciar novas conversas ou ligações com contas do Facebook no Instagram;
  • Todos os bate-papos existentes com contas do Facebook se tornarão apenas leitura. O usuário e as outras pessoas não poderão mais trocar mensagens;
  • Contas do Facebook não poderão ver o status online ou se a pessoa leu a mensagem no Instagram;
  • Conversas com contas do Facebook não serão transferidas para a caixa de entrada na rede social ou do Messenger;
  • Para continuar os bate-papos com contas do Facebook será necessário iniciar uma conversa no Messenger ou pela rede social.
Meta (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Meta busca se adaptar a Lei de Mercados Digitais da União Europeia (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Meta está se adaptando as leis europeias

A Meta não divulgou uma nota oficial explicando o encerramento da integração entre Instagram e Facebook Messenger. Contudo, analistas acreditam que a mudança pode ter relação com a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia.

A legislação exige que grandes empresas ofereçam interoperabilidade entre plataformas de mensagens. Por exemplo, o WhatsApp deve receber uma função de “conversas com apps de terceiros” para se adequar às regras europeias.

O fim da integração pode ser uma forma da Meta se preparar para transformar o Facebook Messenger em um comunicador mais completo. Bem como, a big tech pode estar apenas limitando as ações do app para fugir das regras que entrarão em vigor a partir de março de 2024.

Entretanto, também supomos que o motivo seja somente a pequena quantidade de usuários que usam o recurso diariamente. Então, não é interessante para a empresa manter uma funcionalidade pouco usada.

Com informações: Instagram, 9to5Google e WCCFTech

Receba mais sobre Facebook Messenger na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados