WhatsApp anuncia áudios de visualização única no aplicativo

Recurso se junta às funcionalidades de envio de fotos e vídeos de visualização única; novidade será liberada gradualmente para usuários

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp agora permite que usuários enviem áudios de visualização única (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp lançou nesta quinta-feira (7) o recurso de mensagens de voz com visualização única. Agora, os usuários podem enviar áudios que serão excluídos após a execução pelo outro contato. A funcionalidade estava em testes nas versões betas do WhatsApp há alguns meses, mas seu desenvolvimento desde o início do ano.

Com essa nova ferramenta, o WhatsApp (e por tabela a Meta, dona do app), visa ampliar a privacidade e segurança dos usuários. O lançamento desse recurso fecha a trinca de mídias no app que contam a opção de visualização única. Áudios, fotos e vídeos podem ser enviados e excluídos automaticamente após serem abertas.

E sim, é meio estranho chamar a ferramenta de áudios/mensagens de voz de visualização única. Afinal, esse tipo de mensagem se escuta — será que deveria ser “audição única?”. Porém, visualização única é o termo usado oficialmente pelo WhatsApp, então seguiremos usando assim.

Áudios de visualização única chegam no WhatsApp

Recurso conta com mesmas ferramentas de envio de vídeo e fotos de visualização única (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Recurso conta com mesmas ferramentas de envio de vídeo e fotos de visualização única (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Os áudios de visualização única mantêm as funcionalidades e medidas de segurança já presentes nas fotos e vídeos do tipo. Por exemplo, as mensagens de voz “autodestrutíveis” não podem ser encaminhadas ou salvas — e nem favoritadas pelo usuário, mas também não faz sentido salvar uma mensagem inacessível.

Para saber se o áudio foi ouvido, o usuário precisa ter ativado a função de confirmação de leitura de mensagens — o clássico “dois risquinhos azuis”. A mensagem de voz é excluída após 14 dias, caso não seja aberta.

Assim como acontece nas fotos e vídeos, sempre que você quiser mandar um áudio de visualização única, é necessário ativar essa opção na hora de enviá-la.

Na semana passada, a Meta liberou o envio de fotos e vídeos de visualização única na versão do WhatsApp para desktop. Entretanto, essa nova função de áudios só está disponível para iOS e Android.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados