WhatsApp está testando a criação de nomes de usuários e ficando cada vez mais Telegram

Nova atualização do WhatsApp beta mostra recurso de nome de usuário escondido; novidade trará mais facilidade para fazer novos contatos

Felipe Freitas
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp dá primeiros passos para lançar recurso de nome de usuário (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp liberou a última atualização da sua versão Beta para Android. Porém, o recurso mais interessante está escondido nos códigos do aplicativo de mensagens. O WhatsApp está desenvolvendo a criação de nomes de usuários para as contas do app.

A novidade foi descoberta pelo WABetaInfo, site especializado na cobertura do WhatsApp e em “minerar” os códigos do app. A ferramenta de nomes de usuários não está liberada no novo beta. Porém, a equipe do site ativou a página das Configurações que mostra a opção de criar um nome único para a conta.

Ainda que em desenvolvimento, recursos será útil para usuários do app

Mesmo que os nomes de usuários nem estejam liberados no beta, o recurso será prático para os usuários compartilharem seus contatos com outras pessoas. Passar o seu número de telefone para alguém não é difícil, mas o uso de DDDs e DDI pode causar enganos — assim como o ouvinte pode interpretar errado alguns números.

Quem é “testemunha de Telegram” já pode estar soltando aos quatro ventos que o app criado por Pavel Durov já conta com isso, assim como o recurso de editar mensagens liberado no WhatsApp na última segunda-feira. Independente do app de mensagens da Meta estar roubando ou copiando as ideias do Telegram, é importante ressaltar que o WhatsApp ainda é mais popular no Brasil.

Nome de usuário ficará na seção de Perfil das Configurações (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Nome de usuário ficará na seção de Perfil das Configurações (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Sem falar que existe a questão de gosto: há quem prefira o WhatsApp, há quem prefira o Telegram. O usuário quer praticidade, sem ligar para quem já tinha o recurso X ou Y.

Outro motivo para o WhatsApp (e a Meta) adotarem o uso de nomes de usuários é a privacidade. Para isso funcionar, o app de Mark Zuckerberg terá que criar a opção de esconder o número de telefone, conforme faz o Telegram. Neste app, você tem três opções de visibilidade do número: visível para todos, para ninguém e somente para os contatos salvos.

Com informações: Android Police e WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados