Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como usar a Alexa no PC com Windows

O app da assistente virtual da Amazon para Windows também consegue realizar diversas tarefas; saiba como usar a Alexa no PC

Wagner Pedro

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Além dos dispositivos Echo, a Alexa também pode ser usada em computadores com Windows. O aplicativo permite que os usuários “ativem” a assistente virtual da Amazon para realizar tarefas, como tocar músicas, criar lembretes e controlar aparelhos inteligentes, por exemplo. Abaixo, vou te mostrar como usar a Alexa no PC.

Amazon Echo Dot de 3ª geração (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Amazon Echo Dot de 3ª geração (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Time needed: 2 minutes.

O aplicativo da Alexa está disponível gratuitamente na Microsoft Store. Para usá-lo, você precisa ter um computador com Windows 10 ou 11 e uma conta da Amazon.

A versão para PC funciona basicamente como nos dispositivos Echo. Após a instalação, é possível “acordar” a assistente com o comando “Alexa” e solicitar uma série de tarefas, como checar o calendário, informar a previsão do tempo, criar lembretes e muito mais.

Na verdade, o usuário pode fazer praticamente tudo o que é seria possível em uma Alexa física, mas agora em um computador com Windows.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como usar a Alexa no PC:

  1. Procure o aplicativo:

    Abra a Microsoft Store, clique na barra de busca, digite “Amazon Alexa” e selecione o ícone do app;Procure o aplicativo da Alexa na Microsoft Store (Imagem: Reprodução/Microsoft Store)

  2. Instale o aplicativo:

    Com a página do app aberta, clique no botão “Instalar”;Clique em "Instalar" para instalar o app Alexa no PC (Imagem: Reprodução/Microsoft Store)

  3. Entre com sua conta Amazon:

    Após a instalação, inicie o app, digite os dados da sua conta Amazon e clique em “Fazer login”;

  4. Aceite os termos:

    Leia os termos e depois clique em “Concordar & Continuar”;

  5. Conceda a permissão necessária:

    O app precisa da sua permissão para usar o microfone. Clique em “Permitir” para continuar;

  6. Conclua a configuração:

    Clique em “Finalizar configuração” para acessar o app — caso queira, desmarque as duas “caixinhas” para impedir o início automático e a fixação do ícone na barra de tarefas;

  7. Ative a Alexa:

    Assim que a interface carregar, você já pode usar a assistente. Para “acordá-la”, diga o comando “Alexa” ou clique no ícone azul no canto superior esquerdo.

O que dá para fazer no app?

A versão para PC do aplicativo da Alexa entrega diversos recursos. Na tela inicial, por exemplo, você encontra algumas sugestões de comandos para facilitar seu dia a dia.

Há um menu lateral com seções dedicadas a determinadas funções, como reproduzir músicas via streaming, controlar dispositivos inteligentes conectados à rede ou adicionar lembretes e alarmes.

Aplicativo Alexa para Windows (Imagem: Reprodução/Alexa)
Aplicativo Alexa para Windows (Imagem: Reprodução/Alexa)

O menu ainda entrega uma aba chamada “Coisas para experimentar”, que mostra uma série de comandos baseados em categorias, como comunicação, entretenimento, produtividade, etc. Assim, é possível saber tudo o que a assistente pode fazer.

Um dos recursos mais atrativos é o “Modo Show”. Com ele, você consegue transformar seu PC em um Echo Show. Após a ativação, o aplicativo preenche a tela com a data, hora e passa a exibir algumas imagens ilustrativas, como se fosse uma proteção de tela.

Agora que a Alexa está disponível no PC, suas tarefas do dia a dia podem ser realizadas com mais facilidade. Lembrando que a assistente virtual da Amazon também é útil em momentos de descontração, pois consegue responder diversas perguntas engraçadas.