Você pode editar sua mensagem no WhatsApp após enviá-la, mas o tempo é curto

Recurso será liberado no Brasil durante as próximas semanas; opção já está presente no Telegram desde 2016, mas só agora dará as caras no WhatsApp

Ricardo Syozi
Por
WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Demorou, mas o WhatsApp finalmente liberou o recurso de editar mensagens depois de enviá-la. A empresa anunciou a aguardada novidade na segunda-feira (22), na qual o usuário terá até 15 minutos para consertar seu texto na plataforma. Assim, você terá maior controle no que faz no popular mensageiro.

Segundo a Meta, dona do WhatsApp, “a funcionalidade é útil para quando você comete um erro ou simplesmente muda de ideia, oferecendo maior controle em relação à edição de mensagens nos seus chats”.

Dessa forma, se você cometer um erro ortográfico, mandou o texto no grupo errado, ou simplesmente se arrependeu do que disse, será possível consertar dentro de 15 minutos. O tempo pode parecer curto, mas dá aquela sensação de urgência, um verdadeiro “se vira nos 15”.

Para editar uma mensagem no WhatsApp depois de enviá-la, basta selecionar o texto e mantê-lo pressionado. Em seguida, você deve tocar no botão de “Editar” no menu. Agora é só arrumar e pronto.

Qualquer recado ou opinião que passar por uma edição, terá a palavra “editada” ao lado. Isso é para que as outras pessoas saibam que houve uma alteração. Porém, o conteúdo original não é mostrado. A empresa afirmou que “todas as mensagens pessoais, arquivos de mídia e chamadas, as suas mensagens e as edições que você faz são protegidas com a criptografia de ponta a ponta”.

O recurso está sendo lançado gradualmente, então pode demorar um pouco para que você o tenha no app de seu dispositivo.

WhatsApp edição de mensagem
Como editar mensagem no WhatsApp (Imagem: Divulgação / Meta)

Telegram oferece opção desde 2016

Concorrente direto do WhatsApp, o Telegram começou a permitir que os usuários editassem mensagens enviadas em 2016. A principal diferença entre as ferramentas, é que no Telegram, você tem até dois dias para realizar a edição. Já no mensageiro da Meta, você terá apenas 15 minutos.

Seja como for, a novidade já está sendo requisitada pelas pessoas há bastante tempo. É comum nos vermos em situações nas quais digitamos com rapidez, mas acabamos cometendo erros ortográficos, por exemplo.

Pensando nisso, o WhatsApp começou a testar o recurso em 2022, como visto pelo WABetaInfo. Contudo, algo que nem todo mundo lembra, é que o aplicativo já havia testado a opção em 2017.

Ademais, o mensageiro da empresa de Mark Zuckerberg também começou a experimentar o uso de emojis animados, algo que seu concorrente também já oferece previamente.

Com informações: Blog do WhatsApp.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados