WhatsApp agora permite o envio de fotos em alta resolução

Recurso finalmente chegou no aplicativo; Mark Zuckerberg anunciou novidade nesta quinta-feira e usuários podem parar de usar “gambiarras”

Felipe Freitas
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp finalmente permite que você envie imagens em alta qualidade "sem gambiarras" (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (17) a função de enviar imagens em alta qualidade pelo aplicativo, que figura como o mais utilizado do Brasil. O recurso é ativado por meio de um botão na interface de envio do conteúdo. Na publicação em que revela a novidade, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, informou que o aplicativo de mensagens também ganhará — no futuro — a mesma função para vídeos em HD.

A Meta explicou que a qualidade menor continuará como padrão no momento de compartilhar uma foto. E para quem receber a imagem, será possível escolher se baixa a versão de baixa ou de alta resolução — essa opção será muito útil para aqueles momentos em que a sua conexão está ruim.

Novidade do WhatsApp será lançada na próxima semana

O novo recurso do WhatsApp chegará globalmente na próxima semana, revelou Mark Zuckerberg, CEO da Meta. Com essa novidade, os usuários não precisarão fazer aquela “gambiarra” para enviar imagens em alta qualidade.

Um dos principais métodos para compartilhar fotos em HD no WhatsApp era enviá-la pelo botão de Documento. Essa função evita a perda de qualidade das imagens.

Recurso de envio de imagens em HD é ativado por um botão na tela de compartilhamento de imagens (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Recurso de envio de imagens em HD é ativado por um botão na tela de compartilhamento de imagens (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O que esperar do WhatsApp no futuro

Nas últimas semanas, o WhatsApp Beta liberou uma série de novos recursos. Confira a seguir a lista de ferramentas em teste no app de mensagens, e que podem chegar em breve a todos os usuários:

  • Tela de bloqueio no WhatsApp Web: no início da semana, a tela de bloqueio começou a aparecer para os membros do WhatsApp Beta. Essa tela estará disponível apenas na versão do app para navegadores. O recurso dará mais privacidade para quem compartilha um computador ou trabalha em uma área movimentada.
  • Mais de um número de telefone em um celular: o WhatsApp liberou no beta para Android uma função que permite usar mais de um número de telefone no mesmo aplicativo. Com esse recurso de “múltiplas contas”, que lembra a troca de contas do Instagram, os usuários não necessitarão usar o WhatsApp Business ou a “clonagem de app” para usar mais de um WhatsApp no mesmo celular.
  • Agendamento de chamadas em grupo no WhatsApp: ficando cada vez mais parecido com o Teams, Zoom e Discord, o WhatsApp está testando a função de agendar chamadas de vídeo no aplicativo. A função permitirá que os usuários marquem reuniões — ou só encontro entre amigos — através do aplicativo.
  • Suporte para passkey no WhatsApp: o app de mensagens deve, em um futuro próximo, dispensar o uso de senhas para autenticar o usuário. No WhatsApp Beta para Android, o aplicativo está testando o uso de passkeys. Com elas, o usuário não precisa criar uma senha, basta usar algum recurso de identificação biométrica, como reconhecimento facial ou digital.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados