Como ver solicitações de mensagens no Instagram

Tutorial ensina a encontrar as solicitações de mensagens e DMs ocultas do Instagram; tentativa de contato ocorre quando o autor da mensagem não é seguido na rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Uma mão segura um celular com o aplicativo do Instagram aberto na tela de Solicitações de Contato
Veja o passo a passo para ver as DMs enviadas por pessoas que você não segue no Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

A solicitação de mensagem no Instagram é uma categorização das mensagens enviadas por pessoas que não são seguidas pelo destinatário. Esses chats ficam em uma seção dentro das DMs na rede social.

Além das solicitações de mensagens, o Instagram separa as chamadas “solicitações ocultas”. Elas também são tentativas de contato enviadas por pessoas não seguidas, mas que possam conter ofensas ou conteúdos indesejados.

Ao se deparar com as solicitações de mensagens, o usuário pode aceitar, excluir ou bloquear o remetente. Já nas solicitações ocultas, é possível aceitar o contato ou denunciar o conteúdo ao Instagram.

A seguir, veja como encontrar as solicitações de mensagens na DM do Instagram:

1. Toque no ícone de mensagens para abrir a DM do Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no celular Android ou no iPhone e toque no ícone de Mensagens Diretas (DM), no canto superior direito.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar as mensagens diretas (DMs)

2. Toque em “Solicitações” para encontrar as mensagens recebidas

Toque na opção “Solicitações”, embaixo do recurso Notas, para acessar as mensagens enviadas por pessoas que você não segue no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar as mensagens de solicitações de contato

3. Abra o chat para ver o conteúdo da solicitação de mensagem no Instagram

Toque no bate-papo para ver o conteúdo da mensagem enviada pela pessoa que solicitou o contato. Fique tranquilo que ao abrir o chat, quem enviou a DM não saberá se você visualizou o conteúdo. Então, há três opções de interação:

  • Bloquear: bloqueia o perfil do usuário para impedir que a pessoa envie novas mensagens no Instagram;
  • Excluir: apagar a mensagem enviada pela pessoa;
  • Aceitar: continuar a conversa, que será movida para a pasta “Principal”.
Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como ver as mensagens de solicitações de contato

4. Toque em “Solicitações ocultas” para ver as DMs filtradas pelo Instagram

Volte para a página “Solicitações” e toque em “Solicitações ocultas” para acessar as DMs filtradas pelo Instagram. Nesta área ficam as solicitações com características de spam, com palavras ocultas ou possível conteúdo ofensivo e indesejado.

Você tem a opção de excluir todas as mensagens ocultas ou acessar as conversas para ver o conteúdo. No bate-papo, você pode:

  • Denunciar: informar ao Instagram que tal conta não está seguindo as Diretrizes da Comunidade;
  • Excluir: apagar permanentemente a DM;
  • Aceitar: continuar o bate-papo, que será movido para a pasta “Principal”.
Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como ver as mensagens de solicitações ocultas

É possível ver as solicitações de mensagens que enviei no Instagram?

As solicitações de mensagens enviadas por você ficam na caixa “Principal” com as demais DMs do Instagram. Em alguns casos, é exibido um alerta informando que o convite foi enviado e você deve aguardar a pessoa aceitar o contato para enviar novas mensagens.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como ver um convite de solicitação de mensagem

A solicitação de mensagem do Instagram some depois de um tempo?

As solicitações de mensagens diretas do Instagram não expiram. O convite para o contato ficará na caixa de solicitações do destinatário até ele decidir qual ação irá tomar (aceitar, bloquear ou excluir).

Dá para desativar as solicitações de mensagens do Instagram?

Sim. Você pode escolher quem pode mandar mensagem para você no Instagram nas configurações de privacidade da rede social. Assim, você pode bloquear as solicitações de contato de pessoas que você não segue.

Tem como recuperar uma solicitação de mensagem que foi excluída?

Você não consegue recuperar uma solicitação de mensagem que foi excluída no Instagram. Caso tenha excluído acidentalmente, a sugestão é enviar uma DM para a pessoa e estabelecer o contato. Vale ressaltar que o usuário não será notificado pela rede social caso você não aceite a solicitação e a mensagem ficará na caixa de DM dele.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados