Como ver as denúncias que fiz no Instagram

Tutorial mostra como encontrar as denúncias feitas no Instagram; área de suporte permite que usuário solicite outra análise do conteúdo

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Tela do celular mostra o app do Instagram na seção Solicitações de suporte para denúncias
Você pode ver o status das denúncias feitas por você no Instagram diretamente pelo app (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

O Instagram reúne as denúncias feitas por você em uma seção de suporte, no aplicativo da rede social. Nesta área, é possível ver quais conteúdos reportados por violar as diretrizes do Instagram estão em análise, e as decisões tomadas pelo time do Instagram.

Em casos em que o Instagram não identificou alguma violação das diretrizes da comunidade, será possível pedir uma nova análise para que o conteúdo seja revisto.

Neste tutorial, o Tecnoblog ensina como encontrar as denúncias feitas no Instagram.

1. Acesse o seu perfil no app do Instagram

Abra o app do Instagram no celular Android ou no iPhone e toque no ícone com a sua foto de perfil, no canto inferior direito, para acessar o seu perfil no Instagram.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar o perfil a partir da tela principal

2. Abra o menu de configurações do Instagram

Toque no menu, no canto superior direito da tela (ícone com três riscos na horizontal). Depois, selecione a opção “Configurações e privacidade”.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar as configurações da rede social

3. Acesse “Ajuda” para ver o status das denúncias

Role a tela de configurações do app do Instagram até encontrar a seção “Mais Informações e suporte” e toque em “Ajuda”.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar a seção ajuda

4. Toque em “Solicitações de suporte”

Toque na opção “Solicitação de suporte” para continuar o procedimento. Esta área reúne as denúncias feitas por você no Instagram, as suas publicações que não seguem as diretrizes da rede social e as solicitações de suporte sobre monetização.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar a seção Solicitação de Suporte

5. Entre em “Denúncias” para ver a lista de conteúdo reportado

Acesse a opção “Denúncias” para ver a lista de conteúdos reportados por você ao Instagram. Em seguida, toque em uma denúncia para ver os detalhes do perfil ou publicação denunciada, o status do caso e as decisões tomadas pela rede social.

Print do aplicativo Instagram explicando como acessar a seção Denúncias

O que significam os status das denúncias no Instagram?

A área de denúncias do Instagram mostra dois status para os casos reportados pelo usuário: Recebido e Encerrado. Entenda mais sobre eles:

  • Recebido: o Instagram recebeu a denúncia enviada e analisará o caso com base nas Diretrizes da Comunidade. Se houver uma violação, a rede social pode limitar as ações do usuário denunciado ou desativar a conta;
  • Encerrado: o Instagram analisou a denúncia e tomou as medidas sobre o caso. A rede social detalha se uma publicação ou um perfil violou ou não as Diretrizes da Comunidade.

Por que as denúncias que fiz no Instagram não aparecem?

O Instagram revisa as denúncias sobre conteúdo que possivelmente viola as diretrizes de uso da plataforma. Somente denúncias que estão em análise ou que já foram analisadas pelo suporte aparecerão na página de solicitações, junto ao status de Recebido ou Encerrado.

A denúncia de um perfil ou publicação deve ser realizada por completo. Você precisa responder a todas as questões do formulário e, ao final, receber uma notificação da rede social.

Se o Instagram não receber todos os detalhes sobre a denúncia, ela não será registrada na plataforma.

Além disso, ao denunciar um conteúdo, existe a opção “Simplesmente não gostei”, que não indica uma violação de diretrizes ou dos padrões da comunidade do Instagram.

Nesses casos, o Instagram usa a denúncia apenas para exibir menos publicações desse tipo no seu feed e nas recomendações do Explorar, sem penalizar o criador do conteúdo.

O que fazer caso o Instagram não tenha aceitado minha denúncia?

O Instagram usa tecnologias especiais e analistas humanos para verificar as denúncias recebidas. Caso identifique que a publicação ou perfil não tenha infringido as diretrizes, o conteúdo não é removido da plataforma.

Então, a rede social sugere usar o recurso Restringir no Instagram para limitar as interações de um perfil com a sua conta. Você ainda pode controlar a exibição de conteúdo sensível nas publicações sugeridas no app e versão web da rede social.

Bloquear um perfil no Instagram é outra solução sugerida para casos mais graves. A sua conta ficará completamente invisível para a pessoa bloqueada ao ativar esse recurso.

Por fim, você pode ver as opções de suporte de denúncias e solicitar a análise da decisão. Também é possível refazer a denúncia ao Instagram, apresentando melhores argumentos ou selecionando outra opção que melhor se enquadre com o caso.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados