Como denunciar no Instagram: contas, posts, comentários e mensagens

Instagram permite que usuários denunciem perfis inteiros, publicações, comentários e mensagens; confira o guia abaixo para fazer sua denúncia na plataforma

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como denunciar no Instagram: contas, posts, comentários e mensagens (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como denunciar no Instagram: contas, posts, comentários e mensagens (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Denunciar no Instagram é uma forma de reportar à plataforma possíveis violações de normas, como perfis falsos ou golpes. A remoção de conteúdos nocivos dá mais segurança e bem-estar aos usuários. O Instagram permite denunciar contas, publicações, reels, stories, vídeos ao vivo, comentários e mensagens diretas.

O processo é feito pelo aplicativo para Android ou iOS, mas o Instagram fornece um formulário para que pessoas sem conta na rede social reportem o conteúdo problemático.

Além de perfis falsos e golpes, a rede social aceita denúncias por outros motivos, como spam, nudez ou assédio. Todas essas informações são contempladas nas Diretrizes da Comunidade e Termos de Uso do Instagram.

Todas as denúncias são anônimas, exceto as de violação de propriedade intelectual, pois é preciso identificar o proprietário dos direitos autorais. Ao denunciar um conteúdo no Instagram, a denúncia entra em processo de análise pela plataforma, podendo ter alguma ação ou não.

Veja abaixo como denunciar uma conta ou conteúdo no Instagram.

Como denunciar uma conta no Instagram

Se você acredita que um perfil do Instagram está violando os termos de uso da rede social, pode denunciá-lo executando os passos a seguir em um celular Android ou iPhone. Dependendo do motivo da denúncia, o Instagram pode te instruir a revelar mais dados sobre o problema.

1. Acesse a conta do Instagram que deseja denunciar

Ao visualizar uma postagem indevida no feed ou mensagem direta irregular, toque no nome do usuário que a publicou ou busque por esse nome na aba Explorar, com ícone de lupa. É preciso acessar a conta problemática para denunciar perfil do Instagram.

Abra o perfil da conta a ser denunciada no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Toque nos três pontos no canto superior direito da tela

Toque no ícone com três pontos no canto superior direito da tela do perfil a ser denunciado no Instagram.

Toque no ícone com três pontos do perfil no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Selecione “Denunciar”

Toque na opção “Denunciar” no menu do ícone com três pontos.

Escolha a opção Denunciar do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Escolha “Algo sobre esta conta”

Escolha a opção “Algo sobre esta conta” na tela de denunciar perfil do Instagram.

Escolha Algo sobre esta conta para denunciar no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Selecione o motivo para denunciar o perfil do Instagram

Escolha a opção mais apropriada para a denúncia a ser feita no Instagram. Entre elas estão “A pessoa pode ter menos de 13 anos” e “Pode ter sido invadida”. Se nenhuma das opções corresponder ao problema, selecione “Outro motivo”.

Informe o motivo da denúncia no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como denunciar uma publicação no Instagram

Você pode denunciar uma publicação no feed, stories, reels ou transmissões ao vivo no Instagram com os seguintes passos.

1. Toque nos três pontos no canto da publicação a ser denunciada

Acesse a publicação ou o story a ser denunciado e toque no ícone com três pontos no topo direito da tela. Se for reels, o ícone dos três pontos aparece no canto direito inferior do vídeo.

Toque no ícone de três pontos da publicação a ser denunciada no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Selecione “Denunciar”

Escolha a opção “Denunciar” no menu do ícone de três pontos.

Toque na opção de denunciar publicação no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Escolha o motivo da denúncia

Escolha o motivo do procedimento no menu de denúncia. Entre as razões dadas pelo Instagram estão spam, discurso de ódio, informação falsa e assédio. Se você não encontrar uma opção correspondente, toque em “Outra coisa”.

Escolha o motivo da denúncia no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como denunciar um comentário no Instagram

Comentários podem ser denunciados tanto no Instagram para Android quanto para iOS, mas com pequenas diferenças entre as duas plataformas, como mostra o passo a passo a seguir.

1. Marque o comentário que deseja denunciar no Instagram

Abra a postagem no Instagram e acesse a área de comentários. Selecione o comentário a ser denunciado tocando sobre ele e arrastando o toque para a esquerda, se você usa iPhone. Se você usa Android, toque e segure o comentário até um menu aparecer.

Selecione o comentário a ser denunciado no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Selecione o botão de denunciar

No iOS, toque no botão com ícone de balão com exclamação que aparece ao arrastar o comentário para a esquerda. No menu que surgir, escolha “Denunciar esse comentário”. No Android, escolha a opção “Denunciar” do menu.

Botão de denúncia de comentários no Android e no iOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Escolha o motivo da denúncia

Na tela Denunciar, escolha o motivo da denúncia. Entre as opções estão spam, nudez e discurso de ódio. Escolha “Outra coisa” se o seu motivo não estiver listado.

Escolha o motivo da denúncia do comentário no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como denunciar uma mensagem direta no Instagram

Você pode denunciar mensagens diretas recebidas executando as seguintes instruções.

1. Abra a mensagem que deseja denunciar no Instagram

Toque no ícone do botão com um raio no canto direito superior do Instagram para Android ou iOS e abra a conversa que contém a DM (mensagem direta) a ser denunciada.

Abra a área de mensagens diretas do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Toque e segure a mensagem a ser denunciada

Toque e segura a mensagem a ser denunciada até um menu aparecer.

Toque e segure a mensagem a ser denunciada no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Selecione “Denunciar”

Escolha a opção “Denunciar”, que geralmente aparece escrito na cor vermelha e na última posição do menu.

Toque na opção de denunciar mensagem no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Escolha o motivo da denúncia

Na tela Denunciar, escolha o motivo da denúncia. Entre as opções estão nudez, golpe ou fraude, e bullying. Se não encontrar a opção mais apropriada, escolha “O problema não está listado aqui”.

Selecione o motivo da denúncia da mensagem recebida no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Posso denunciar uma conta ou publicação no Instagram por e-mail?

É possível denunciar um conteúdo do Instagram sem ter conta na rede social. Basta preencher o formulário de denúncia do Instagram. Ali, você deve informar se o conteúdo a ser denunciado é foto ou vídeo, comentário ou perfil. Depois, é necessário informar o tipo de violação, como exibição de nudez ou violência.

Por quais motivos posso denunciar algo no Instagram?

Qualquer conteúdo ou mensagem que viole os Termos de Uso e as Diretrizes de Comunidade do Instagram pode ser denunciado, como:

  • Spam;
  • Perfil falso ou clonado;
  • Suspeita de golpe ou fraude;
  • Exibição de nudez ou pornografia;
  • Exposição de violência;
  • Discurso de ódio;
  • Venda de produtos ilícitos.

O Instagram mostra todas as denúncias que fiz?

Nem sempre. Você pode ver as denúncias feitas no Instagram indo nas configurações da rede social, depois em “Ajuda” / “Solicitações de suporte” / “Denúncias”. Porém, a denúncia pode não ser exibida se o Instagram considerar que o conteúdo reportado não viola as diretrizes do serviço.

Consultando denúncias no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

As denúncias do Instagram são anônimas?

O Instagram recebe as denúncias de modo anônimo, exceto quando elas envolvem infração de direitos autorais. Neste caso, o Instagram pode entrar em contato com o denunciante solicitando informações adicionais. O serviço também repassa alguns dados ao denunciado que possibilitam descobrir quem fez a denúncia, como:

  • Nome do proprietário dos direitos autorais;
  • Endereço de e-mail do denunciante;
  • Detalhes da denúncia;
  • Número da denúncia gerado pelo Instagram.

O que acontece quando uma pessoa é denunciada no Instagram?

Nada acontece de imediato com a conta denunciada, pois a denúncia entra em uma fila de análise do Instagram. Depois de analisar a queixa, o Instagram tomará uma decisão com base na gravidade da violação.

Se considerar a denúncia procedente, o Instagram pode fazer um bloqueio temporário, restringir funcionalidades ou desativar o perfil. Em alguns casos, a publicação problemática é ocultada pelo Instagram para o denunciante, mas isso não leva ao bloqueio da conta denunciada.

O Instagram pode notificar o autor sobre a remoção de um conteúdo indevido, mas não costuma enviar notificação para o autor da denúncia. Porém, o Instagram avisará a pessoa que denunciar sobre a desativação de uma conta que se passava por ela, desde que ela própria tenha feito a denúncia.

Se o conteúdo ou o perfil denunciado não for removido, o Instagram usará a denúncia para fazer publicações parecidas com o que foi reportado aparecerem com menos frequência no feed e na aba Explorar da conta do denunciante.

A pessoa fica sabendo quando é denunciada?

A pessoa receberá notificações sobre a denúncia se a queixa envolver violação de direitos autorais. Neste caso, ela será informada dos detalhes da queixa e do e-mail do denunciante, que deve ser o proprietário do conteúdo original ou seu representante legal.

Se a denúncia envolver suspeita de tentativa de suicídio ou autoagressão, o Instagram exibirá à pessoa denunciada uma mensagem com orientações para ela conversar com um amigo ou com um serviço de apoio. Neste caso, a pessoa poderá deduzir que o aviso é oriundo de uma denúncia, mas não saberá quem foi o autor dela.

Nos demais casos, a pessoa denunciada poderá saber de possíveis denúncias se for em “Configurações e privacidade” / “Status da conta”, mas não saberá quem é seu autor.

Quanto tempo o Instagram leva para analisar a denúncia?

O Instagram não informa um prazo para analisar a denúncia. Muitas delas são feitas em um período de até 24 horas, mas a plataforma pode levar mais tempo para efetuar uma análise devido a fatores como quantidade de denúncias recebidas, número de analistas humanos disponíveis e complexidade da denúncia.

Uma conta do Instagram é excluída ao ser denunciada várias vezes?

Não. O Instagram não toma decisões baseadas em quantas vezes uma conta ou conteúdo foi denunciado. Contudo, o número de denúncias pode chamar a atenção da rede social para um caso específico, que pode ou não ser analisado com mais agilidade.

Posso desistir de uma denúncia feita no Instagram?

O Instagram não permite reverter uma denúncia. Contudo, o conteúdo ou perfil denunciado não sofrerá punição se não houver irregularidades, embora o conteúdo denunciado possa ficar oculto para o denunciante.

Se a denúncia envolver direitos autorais, a queixa poderá ser anulada por meio de um formulário de retratação.

O que fazer se o Instagram não aceitar a denúncia?

Você pode recorrer a outras formas de proteger a conta do Instagram se a sua denúncia não for aceita. A opção mais indicada é bloquear uma pessoa no Instagram quanto ela publica conteúdo que você considera inadequado para a rede social. Com isso, o perfil dela não aparecerá para você.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados