Como denunciar um Canal do WhatsApp? Entenda os motivos que levam ao banimento

É possível denunciar um Canal inteiro ou só uma mensagem compartilhada no Canal do WhatsApp; Meta esclarece que denúncias são anônimas

Victor Toledo Lucas Lima
Por e
Canais do WhatsApp
Canais do WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um Canal do WhatsApp permite espalhar uma mensagem para um número ilimitado de pessoas. Contudo, é possível denunciar um Canal no WhatsApp caso o teor das mensagens não siga as diretrizes da comunidade impostas pela Meta. Veja mais detalhes abaixo.

Como enviar uma denúncia sobre um Canal do WhatsApp

Tempo necessário: 2 minutos

É preciso acessar o Canal do WhatsApp que deseja denunciar e abrir o menu de opções do aplicativo para enviar a denúncia. O método é o mesmo para Android e iPhone.

  1. Acesse as opções do canal

    Abra o Canal do WhatsApp que deseja denunciar e toque nos três pontos, localizado no canto superior direito.Mockup de iPhone com print de tela de WhatsApp que mostra o novo canal do tecnoblog. Uma seta indica os três pontos, localizado no canto superior direito.

  2. Selecione a opção

    Toque no botão “Denunciar” para continuar.Mockup de iPhone com print de tela de WhatsApp que mostra o novo canal do tecnoblog. Após tocar nos três pontos, localizado no canto inferior direito, é possível denunciar um canal do WhatsApp.

  3. Confirme a denúncia

    Escolha uma das opções exibidas na tela para denunciar um Canal do WhatsApp.Mockup de iPhone com print de tela de WhatsApp que mostra o novo canal do tecnoblog. Uma seta indica a tela de confirmação de denúncia, localizada na parte inferior da tela.

Uma mensagem de confirmação será exibida na tela após a denúncia.

As solicitações são anônimas e você não será notificado sobre a análise de sua denúncia ou se o Canal do WhatsApp foi ou será banido.

O WhatsApp pode avisar os administradores sobre as violações de diretrizes e suspender a entrega dos conteúdos. Além disso, o mensageiro pode remover mensagens, suspender o Canal do WhatsApp e banir seus administradores.

Como denunciar uma mensagem em um Canal do WhatsApp

Os métodos são semelhantes para Android e iOS. A única diferença é a necessidade de selecionar a mensagem e acessar os três pontos, no canto superior direito, para fazer sua denúncia no Android.

  1. Selecione a mensagem e toque em “Denunciar“.
    Mockup de tela de WhatsApp com uma mensagem de um canal selecionada. Uma seta indica a opção para denunciar.
  2. Escolha uma das opções exibidas na tela para denunciar uma mensagem de um Canal do WhatsApp.
    Mockup de iPhone com print de tela de WhatsApp que mostra o novo canal do tecnoblog. Uma seta indica a tela de confirmação de denúncia, localizada na parte inferior da tela.

Por quais motivos posso denunciar um Canal do WhatsApp?

É possível denunciar um Canal do WhatsApp pelos seguintes motivos:

  • Conteúdo ilegal ou de atividades ilegais;
  • Conteúdo problemático que possa causar dados sérios à outras pessoas;
  • Conteúdo proibido para menores de idade;
  • Fraudes, golpes ou práticas abusivas.

Posso entrar em contato com o administrador do Canal do WhatsApp?

Não é possível entrar em contato com o administrador de um Canal do WhatsApp. Essa informação é anônima por questões de privacidade.

Dessa forma, o usuário pode sair do Canal do WhatsApp caso não queira receber mais atualizações.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados