Como sair do spam do Telegram [Banimento]

Expulsão temporária; saiba como sair do spam do Telegram e entenda os motivos que levaram sua conta a ser silenciada

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Incomodar desconhecidos pode gerar banimento no Telegram (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
Como sair do spam do Telegram (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

O problema do spam é gigantesco e no Telegram não seria diferente. Afinal, como sair do spam do Telegram e quais foram os motivos que levaram sua conta a ser banida. Será temporário ou permanente? Vamos buscar essas informações logo abaixo.

O que é banimento no Telegram (spam)

O movimento acontece quando os usuários tocam no botão “Denunciar spam” em um chat, as mensagens vão direto para os moderadores que fazem a avaliação. Se os moderadores decidirem que essas mensagens são mesmo spam, a conta fica limitada temporariamente.

Normalmente, acontece quando o usuário está enviando mensagens a desconhecidos ou postando spam em grupos, o que causa a limitação.

Conta limitada pode enviar mensagens

Usuários com contas limitadas podem enviar mensagens às pessoas que têm seu contato salvo. Além disso, podem sempre responder a quem enviar mensagens primeiro. Resumindo, a limitação ou banimento temporário preserva a paz das pessoas que não conhecem o usuário que sofreu a restrição.

Quais motivos podem gerar denúncia de spam no Telegram

As pessoas, normalmente, não gostam quando algum desconhecido entra em contato com elas, e vão denunciar as suas mensagens se as acharem inconvenientes. Em chats privados, o que foi enviado pouco importa caso o destinatário não goste da mensagem. Fotos, links de convite ou um simples “olá”. O indicado é somente entrar em contato com quem já sabe que está esperando uma mensagem sua.

Nos grupos, o spam são mensagens repetitivas ou com fins comerciais (Imagem: Hannes Johnson/Unsplash)
Nos grupos, o spam são mensagens repetitivas ou com fins comerciais (Imagem: Hannes Johnson/Unsplash)

Para grupos, os moderadores são mais tranquilos na análise. Usuários se incomodam ao receber anúncios irrelevantes, links, links de convite a grupos ou canais, fotos aleatórias e qualquer coisa relacionada a comércio ou popularidade na web. 

Como faço para ser liberado do spam no Telegram

Se o usuário cometeu a infração, não poderá ser liberado da limitação por spam no Telegram. Não há um prazo definido para a duração do banimento. Depende do tipo de violação cometida.

Se a limitação foi por apenas duas ou três mensagens, o banimento pode ser suspenso em 2 ou 3 dias. Por outro lado, se você for banido por spam em grupos, a pena pode ser de algumas semanas. Além disso, com base na gravidade da falta, sua conta pode ser banida por um longo tempo ou para sempre.

Fui banido do Telegram sem motivo

Pode acontecer sim, ser banido sem cometer nenhuma falta nas regras de spam. Nesse caso, a plataforma indica entrar em contato com o @SpamBot através do Telegram.

Algumas vezes, números específicos podem desencadear uma resposta severa por parte do sistema Telegram. Por conta das atividades dos donos anteriores ou porque os números vêm de alguns serviços VOIP.

Como usar o bot do Telegram para sair do banimento

Tempo necessário: 2 minutos

Em caso de banimentos acidentais, é possível argumentar para reverter a situação. Veja como fazer isso.

  1. Encontre o bot anti-spam do Telegram

    Entre em contato com o bot do Telegram em telegram.me/spambot ou abra o Telegram, acesse a ferramenta de lupa e digite @spambot para se comunicar com o bot;

  2. Inicie uma conversa

    Abra uma conversa com o bot e clique no botão “Start” ou “Iniciar”. O bot fará uma avaliação da sua conta.como sair do spam do telegram - Imagem Telegram spambot

  3. Conteste a resposta

    Caso sua conta tenha alguma restrição, o bot deve enviar mais uma mensagem de argumentação e perguntar se você deseja fazer uma reclamação. Digite “sim”;

  4. Conteste a resposta seguinte

    O bot enviará uma pergunta questionando  “Se você não mandou spam para desconhecidos” e questões similares. Responda: “Eu nunca fiz isso”;

  5. Explique a situação

    Em seguida, o bot enviará uma resposta solicitando que você explique a situação.
    Explique porque a provável razão do seu banimento e aguarde a resposta. Em caso de banimento acidental, há chances que a seja revertido, caso contrário, será necessário aguardar o fim do banimento.

Com informações: Telegram

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados