O que acontece se você excluir a sua conta do Telegram?

Excluir o Telegram não faz com que seus rastros desapareçam do telefone de quem você conversou fora do chat secreto; entenda

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
App do Telegram (Imagem: Ivan Radic/Flickr)
App do Telegram (Imagem: Ivan Radic/Flickr)

Excluir o Telegram é simples e já explicamos o processo por aqui. Contudo, é comum surgirem dúvidas sobre como recuperar a conta, se é possível usar o mesmo número no futuro ou se sair e excluir o aplicativo é o suficiente para apagar os rastros online. Organizo, a seguir, as principais dúvidas conforme o FAQ original.

Ok, eu excluí minha conta. O que acontece?

Todos os SEUS dados serão apagados do sistema do Telegram: mensagens, grupos e contatos associados à sua conta serão apagados. Porém, isso não apaga seu rastro.

Seus contatos ainda poderão conversar nos grupos que você criou; seus contatos ainda terão a cópia deles das mensagens que você enviou; todos os grupos e canais que você criou ficarão órfãos e sem um criador;

os administradores de grupos previamente agraciados manterão seus direitos; se sua conta foi limitada por spam, a exclusão não removerá as limitações.

Portanto, se você quiser enviar mensagens que podem desaparecer sem deixar rasto nenhum, experimente usar chat secreto junto com o timer de autodestruição de posts.

Troquei de número, preciso de um novo Telegram?

Não. De acordo com o Telegram, cada número de telefone é uma conta diferente e você tem várias opções para resolver essa questão se estiver trocando de chip ou tem mais de um telefone (como do trabalho e pessoal). Veja o que você pode fazer, em três casos.

Você não vai mais usar o número antigo:

Se você mudou seu número, simplesmente acesse as “Configurações” e altere o número conectado à sua conta do Telegram para o novo número, usando o Telegram Desktop ou o próprio aplicativo. É importante que você já tenha acesso ao número de telefone novo para receber o SMS de confirmação.

Você vai usar o novo número por tempo limitado:

Se você vai fazer uma viagem ou sair férias, não há necessidade de fazer nada. Mantenha seu Telegram no número antigo, apenas configure tudo antes de viajar.

Se você quiser continuar usando ambos os números:

Se você tem um telefone comercial e um telefone pessoal, por exemplo, escolha um deles como o número do seu Telegram. Você pode criar outra conta do Telegram no segundo número — mas terá chats separados com todos os seus contatos e será adicionado duas vezes à agenda deles, o que pode ser confuso.

Meu celular foi roubado, e agora?

Se você não tem mais acesso ao seu celular antigo ou chip, ainda existe uma forma de recuperar a sua conta. O número de telefone é a única maneira de identificar um usuário do Telegram. Primeiro, você precisa recuperar o seu número. Entre em contato com a sua operadora para que eles bloqueiem o seu antigo chip SIM e emita um novo.

Espere até receber o seu novo SIM card com o mesmo número do antigo, faça o login no Telegram, e volte a usar o aplicativo. Não esqueça de acessar Configurações > Privacidade e Segurança > Sessões Ativas e encerrar a sua sessão no celular antigo.

Tem como sair da conta?

Não faz muito sentido querer “sair da conta”. Você pode usar o Telegram em vários dispositivos ao mesmo tempo. Basta usar o mesmo número e fazer login.

Mas se você quiser sair do Telegram, mesmo assim:

  • iOS: Vá para Menu > Configurações > Editar > Sair.
  • Android e Telegram Desktop: Vá para Menu > Configurações > … > Sair.
Telegram (imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
Telegram (imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

O que acontece se você sair do Telegram?

SAIR do Telegram não significa EXCLUIR a conta. Se você apenas sair, manterá todas as suas mensagens na nuvem. Isso também acontece se você apenas excluir o aplicativo. Porém, perderá todos os Chats Secretos e todas as mensagens dos chats secretos.

Outra coisa importante: sair da conta não implica exclusão remota do histórico de chats secretos no dispositivo das pessoas com quem você conversou. Se quer apagar algo no seu aparelho e no de quem recebeu a mensagem também, selecione a(s) mensagem(ns) e apague para todos se for um grupo ou no dispositivo do destinatário se for um inbox.

Como faço para apagar os dados?

Se o que você quer é ganhar espaço no aparelho, apagando dados do aplicativo, nós explicamos como limpar o cache do Telegram.

Posso alternar entre contas do Telegram?

Se você usa o Telegram com vários números diferentes, poderá alternar entre contas sem sair da conta. Para fazer isso, você pode seguir o tutorial sobre como criar e alternar entre várias contas no Telegram.

Telegram na Play Store (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Telegram na Play Store (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Como coloco uma senha no meu Telegram?

Se você está usando o Telegram em um dispositivo compartilhado, como um computador ou tablet da família, pode definir uma senha de bloqueio.

  1. Vá em Configurações;
  2. Privacidade e Segurança;
  3. Senha de Bloqueio e crie uma.

Se eu parar de usar o Telegram, a conta desativa sozinha?

Caso você pare de usar o Telegram (porque fez logoff) ou exclua o aplicativo do seu celular e não faça login em nenhum dispositivo, em nenhuma hipótese, por pelo menos seis meses, o Telegram afirma que a sua conta será apagada junto com mensagens, mídias, contatos e dados armazenados como seu backup na nuvem do Telegram.

Obs: isso não significa que apaga, também, as mensagens que você enviou para outras pessoas no backup delas. Isso só diz respeito aos arquivos que estão sob seu número.

Para acontecer, você precisa realmente não ter feito login em nenhum aparelho em que a sua conta tenha sido adicionada durante o período mínimo de seis meses.

É possível mudar a janela de tempo para sua conta ser considerada inativa e destruída pelo próprio Telegram nas Configurações > Privacidade e Segurança > Avançado > Apagar minha conta se inativa por > escolha: 1 mês, 3 meses, 6 meses ou até 1 ano.

Posso recuperar uma conta que excluí?

De acordo com o aplicativo, não. “O término de uma conta do Telegram é irreversível”.

Contudo, se você se inscrever novamente, com o mesmo número, aparecerá como um novo usuário e não receberá nada do seu backup, como histórico, contatos ou grupos.

As pessoas que tiverem seu número de telefone nos contatos delas serão notificadas de um novo contato. Esse novo usuário será exibido como uma conversa separada do seu número antigo para os seus contatos. O histórico de conversas também será novo.

Com informações: Telegram

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados