Como sair de um grupo do Instagram pelo celular ou PC

Tutorial mostra como sair de um grupo do Instagram pelo aplicativo da rede social ou pelo Instagram Web, no computador

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Ilustração de um celular com o app Instagram mostra a mensagem de que "Roberto saiu do grupo"
Saiba as formas de sair de um chat unificado na DM do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um grupo no Instagram é um chat unificado na DM para a troca de mensagens entre três ou mais pessoas. A rede social permite que qualquer integrante saia do grupo para deixar de receber os conteúdos enviados pelos membros.

Se o grupo foi criado por você, o Instagram também perguntará se deseja eleger um novo administrador. Caso contrário, a plataforma selecionará um membro aleatoriamente para o cargo.

Ao sair de um grupo no Instagram, o ex-integrante perderá o acesso ao chat conjunto e, consequentemente, o histórico de conversas.

A seguir, veja como sair de um grupo do Instagram:

Como sair de um grupo do Instagram pelo celular

1. Acesse as DMs do seu Instagram

Use o seu celular Android ou iPhone para abrir o aplicativo do Instagram. Toque no ícone de Mensagens Diretas (DMs), no canto superior direito da tela, para ver a lista com os bate-papos individuais ou em grupo.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar as Mensagens Diretas (DMs)

2. Pesquise o bate-papo em grupo no Instagram

Busque na lista de DMs ou toque em “Pesquisar”, no canto superior da tela, para procurar pela conversa em grupo no Instagram que você pretende sair. Então, toque em cima do bate-papo para avançar.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como acessar um bate-papo em grupo

3. Toque no nome da conversa para sair de um grupo no Instagram

Toque no nome do chat conjunto, na parte superior da tela, para acessar mais opções. Então, toque na opção “Sair” para deixar o grupo do Instagram. Por fim, selecione novamente a opção “Sair” para confirmar a ação.

Importante: caso você seja o único administrador do grupo, o Instagram mostrará a opção “Escolher Administrador” durante a sua saída. Se optar por tocar em “Sair”, a própria rede social irá selecionar o novo “adm”.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como sair de um bate-papo em grupo

Como sair de um grupo do Instagram pelo PC

1. Acesse o menu “Mensagens” do Instagram pelo navegador

Acesse instagram.com pelo navegador do seu PC e, se necessário, faça login na sua conta. Clique na opção “Mensagens”, no menu no canto esquerdo da tela, para ver a sua lista de DMs na rede social.

Captura de tela do site Instagram mostra como acessar as Mensagens Diretas (DMs)

2. Entre na conversa em grupo que você pretende sair do Instagram

Busque o bate-papo em grupo do Instagram que você deseja sair e clique em cima dele.

Captura de tela do site Instagram mostra como acessar um chat em grupo

3. Clique no ícone “i” para ver mais detalhes do grupo do Instagram

Clique no ícone “i”, no canto superior direito da tela, para ver mais informações sobre o chat conjunto do Instagram.

Captura de tela do site Instagram mostra como acessar as opções do chat em grupo

4. Clique em “Sair do bate-papo” do Instagram

Clique na opção “Sair do bate-papo”, no submenu na lateral direita da tela. Depois, clique em “Sair”, na janela pop up que surgir no centro da tela, para sair de um grupo no Instagram.

Importante: se você é único administrador do grupo, ao sair da conversa pelo PC, o Instagram escolherá aleatoriamente uma nova pessoa para o cargo. Ao realizar o procedimento no computador, você não pode eleger outra pessoa para ser o novo “adm”.

Captura de tela do site Instagram mostra como acessar sair de um bate-papo em grupo

As pessoas ficam sabendo se eu sair do grupo do Instagram?

Sim, o Instagram notifica todos os participantes quando alguém sai da conversa unificada. Uma mensagem é enviada na conversa informando que “[Nome do usuário] saiu do grupo”.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra a mensagem que informa os membros do grupo que uma pessoa saiu

Posso voltar ao grupo do Instagram em que saí?

Você pode retornar a um grupo do Instagram que você saiu, mas é necessário pedir para um administrador adicionar você ao chat novamente. Se isso não for possível, você pode criar outro grupo no Instagram reunindo os antigos membros.

Qual a diferença entre sair do grupo e excluir um grupo no Instagram?

Quando você exclui um grupo, ele volta a aparecer na lista de DMs do Instagram sempre que alguém enviar uma nova mensagem. Já ao sair do grupo, você opta por não fazer mais parte daquela conversa e, assim, não receber atualizações.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados