Samsung libera Android 14 para mais celulares do Brasil; veja lista

Galaxy A52 5G, Galaxy A73 e Galaxy A05 recebem Android 14 com One UI 6. Galaxy M23 volta a ser atualizado após interrupção.

Giovanni Santa Rosa
Por
Samsung Galaxy A73 5G (Imagem: Divulgação/Samsung)
Samsung Galaxy A73 5G está entre os modelos atualizados para o Android 14 (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung começou a distribuir o Android 14 para os smartphones Galaxy A52 5G, Galaxy A73 e Galaxy A05 vendidos no mercado brasileiro. Além deles, o Galaxy M23, que teve seu update interrompido, voltou a ter acesso à versão mais recente do sistema operacional. O Android 14 da Samsung conta com a One UI 6, camada de software da marca com recursos adicionais.

O Galaxy A52 5G está recebendo seu último grande update. Ele foi lançado em 2021 com Android 11 e promessa de três novas versões do sistema operacional. O Android 14, portanto, deve ser o último dele. Vale notar que o A52 4G ainda não foi atualizado.

Aparelhos novíssimos no mercado também estão sendo atualizados nesta leva. É o caso do Galaxy A05, apresentado no apagar das luzes de 2023. Ele chegou com Android 13 e já recebe seu primeiro update.

Três aparelhos Galaxy A05 vistos de trás. Um é preto, um é prata e um é verde.
Galaxy A05 foi lançado no Brasil em dezembro de 2023 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Quem também aparece neste lote de atualizações é o Galaxy M23. A Samsung havia liberado o Android 14 para ele, mas interrompeu a distribuição. Agora, ele volta a ter acesso ao novo sistema. Isso também aconteceu com Galaxy A24 e M53.

Como atualizar seu Galaxy para o Android 14

A atualização do sistema operacional é gratuita e geralmente aparece em uma notificação no celular. Caso ela não apareça, você pode conferir manualmente, indo até Configurações e, depois, Atualização de Software. Como a distribuição é feita de forma gradual, pode demorar um pouco até ela estar disponível.

O download do Android 14 com One UI 6 tem cerca de 2 GB de tamanho, então é recomendável estar conectado a uma rede Wi-Fi, para evitar que ele acabe com sua franquia de internet 4G/5G. Além disso, é preciso ter este espaço livre no armazenamento do aparelho. O dispositivo tem que estar na tomada ou com 80% de carga na bateria, já que o processo demora.

Telas da One UI 6 em apresentação
One UI 6 traz mais possibilidades de personalização e visual atualizado (Imagem: Reprodução/Samsung)

A One UI 6, camada de personalização da Samsung sobre o Android 14, traz recursos como personalização da tela de bloqueio, configurações rápidas redesenhadas, sugestões de IA para editar fotos e mais. Essas funções podem variar, dependendo do modelo do smartphone.

Receba mais sobre Android 14 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados