Galaxy A05: novo celular barato da Samsung é lançado no Brasil por R$ 799

Aparelho foi homologado pela Anatel em agosto e chega agora ao mercado nacional. Tela de 6,6 polegadas e carregamento rápido de 25 W são destaques.

Giovanni Santa Rosa
Por
Três aparelhos Galaxy A05 vistos de trás. Um é preto, um é prata e um é verde.
Galaxy A05 chega ao Brasil nas cores preto, prata e verde (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung colocou em sua loja online o Galaxy A05, ao preço de R$ 799. Ele é o novo smartphone de entrada da marca no Brasil. O produto estreou há três meses no exterior e chega ao mercado nacional sem alarde.

O Galaxy A05 foi homologado na Anatel em agosto de 2023, com documentos que revelaram o design do aparelho. De lá para cá, ele já estreou em países estrangeiros, como a Índia e a Malásia.

O Galaxy A05 tem especificações bem básicas. A tela usa a tecnologia PLS LCD e tem 6,6 polegadas, com resolução HD+. O aparelho conta com câmera dupla, com a principal de 50 megapixels e a teleobjetiva de 2 megapixels. A bateria tem capacidade para 5.000 mAh e suporta carregamento rápido de até 25 W — este último, uma das novidades em relação aos aparelhos A04.

Na parte de desempenho, o Galaxy A05 conta com um processador octa-core de até 2 GHz — a Samsung não especifica o modelo, mas fichas técnicas de sites estrangeiros apontam que é o Helio G85, da MediaTek. Acompanham o chip 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Vale notar que o aparelho não tem suporte a redes 5G.

A Samsung lançou o aparelho discretamente, apenas colocando na sua loja online e em seu site, sem um anúncio oficial. A informação foi inicialmente notada pelo Canaltech.

Galaxy A05 na horizontal, com a imagem de uma mulher cantando na tela
Galaxy A05 tem tela HD+ de 6,6 polegadas (Imagem: Divulgação/Samsung)

Ficha técnica – Samsung Galaxy A05

  • Processador: Helio G85 (octa-core, 2 GHz)
  • Tela: PLS LCD, HD+, 6,6 polegadas
  • Câmera traseira dupla: 50 MP principal, 2 MP teleobjetiva
  • Câmera frontal de 8 MP
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 128 GB
  • Slot para microSD: até 1 TB
  • Portas: USB-C, áudio 3,5 mm
  • Redes: 2G/3G/4G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.3
  • Bateria: 5.000 mAh
  • Carregamento: até 25 W

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados