Como colocar música na Nota do Instagram

Tutorial mostra como colocar uma música na Nota do Instagram para compartilhar a canção com seguidores ou Amigos Próximos

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Ilustração mostra uma representação da função Notas do Instagram com música
Saiba como compartilhar suas músicas favoritas usando o Nota do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Colocar uma música na Nota do Instagram significa compartilhar um trecho do áudio da música com os seguidores. A plataforma permite publicar uma música por vez na Nota.

Lembrando que as Notas do Instagram são publicações curtas que duram 24 horas. A ferramenta também permite fazer posts com emojis e textos de até 60 caracteres.

A música da Nota precisa estar disponível no catálogo licenciado pelo Instagram para aparecer na listagem de faixas.

A seguir, veja como colocar uma música na Nota do Instagram:

1. Vá até a área de DMs do seu Instagram

Use o seu celular Android ou iPhone para abrir o aplicativo do Instagram. Então, toque no ícone de DMs, no canto superior direito da tela, para encontrar nas Notas do Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar as Mensagens Diretas (DMs)

2. Toque na sua foto para compartilhar música na Nota do Instagram

Toque na sua foto de perfil, no canto superior esquerdo, para abrir o editor de Nota do Instagram. Depois, toque no ícone de nota musical, embaixo da sua foto, para abrir uma lista de músicas.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como acessar o recurso Notas

3. Selecione uma música para colocar na Nota do Instagram

Veja a lista de sugestões de músicas do Instagram ou toque no campo de busca, na parte superior da tela, para pesquisar por um artista ou canção específica. Então, toque em cima da música escolhida para avançar.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como escolher uma música no recurso Notas

4. Escolha um trecho da música para a Nota do Instagram

Use a linha do tempo, no canto inferior da tela, para escolher um trecho de 30 segundos da música. Após selecionar a parte que será compartilhada na Nota do Instagram, toque no ícone azul de check (✓), na lateral direita da tela, para continuar.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como selecionar o trecho de uma música no recurso Notas

5. Determine o público que verá a Nota com música no Instagram

Toque na opção “Compartilhar com”, na parte inferior da tela ou em cima do teclado virtual, para selecionar quem pode ver a sua Nota com música no Instagram. Escolha mostrar o conteúdo para “Seguidores que você também segue” ou para a lista “Amigos Próximos” e toque em “Concluir” para avançar.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como escolher o público do Notas

6. Compartilhe a música na Nota do Instagram

Toque em “Compartilhar”, na parte superior da tela, para compartilhar música na nota do Instagram.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como compartilhar uma música no Notas do Instagram

Posso criar uma Nota com música pelo Instagram Lite?

Não é possível publicar ou ouvir uma Nota com música pelo Instagram Lite. Esse recurso está disponível somente na versão completa do aplicativo da rede social para Android e iPhone.

Por que não consigo colocar uma música na Nota do Instagram?

Há alguns motivos que podem impedir você de publicar uma Nota com música no Instagram. Algumas delas são:

  • Música não licenciada: nem todas as músicas estão disponíveis no Instagram por questões de licenciamento. Por exemplo, músicas de artistas independentes podem não estar acessíveis em certas regiões;
  • Conexão instável: um sinal de internet fraco pode interferir no funcionamento do Notas e outros recursos do Instagram. A sugestão é, sempre que possível, usar uma conexão Wi-Fi para criar os conteúdos;
  • Aplicativo desatualizado: a versão do app do Instagram no seu celular pode ser antiga e incompatível com o recurso com música. Então, atualize o software na App Store (no iPhone) ou na Google Play (no Android);
  • Configurações de conta: certas configurações da sua conta do Instagram, como desativar o Status de Atividade ou usar um perfil pessoal, podem “bloquear” a ferramenta Notas e os recursos relacionados.

Tem como colocar uma música que não aparece na lista do Instagram?

O Instagram não permite adicionar músicas de outras fontes, como a galeria do seu telefone ou apps de streaming (Spotify, Deezer ou YouTube Music). Na ferramenta Notas e em publicações do Stories e do Reels, só é possível usar as músicas licenciadas pela rede social.

O que mais posso colocar nas Notas do Instagram?

Há várias ideias do que colocar na Nota do Instagram. Você pode escrever mensagens de até 60 caracteres, usar emoji para complementar textos, comentar assuntos do momento, pedir sugestões para seguidores e promover outras formas de interações criativas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados