Instagram fora do ar: rede passa por instabilidade nesta quarta-feira (5)

Usuários reclamam que feed e stories não carregam corretamente desde 11h; WhatsApp e Facebook continuam funcionando normalmente

Giovanni Santa Rosa
Por
Instagram fora do ar
Instagram fora do ar (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Instagram está apresentando problemas nesta quarta-feira (5). De acordo com os relatos dos usuários em redes sociais, o serviço está com instabilidade no feed e nos stories, que simplesmente não carregam. As queixas foram compartilhadas no Twitter.

Instagram apresentou problemas por volta das 11h

As reclamações tiveram início pouco antes hora do almoço. Como é possível ver pelo gráfico de reclamações no DownDetector, site que monitora o funcionamento dos principais serviços online, o Instagram começou a apresentar os problemas a partir de 11h07, subindo gradualmente, com uma queda e uma nova subida por volta de 12h.

Às 13h53, o gráfico exibia um pico, bastante acima da média de reclamações da plataforma, ainda sem sinais de queda.

Gráfico do Instagram no DownDetector no dia 5 de julho de 2023
Gráfico do Instagram no DownDetector no dia 5 de julho de 2023 (Imagem: Reprodução/DownDetector)

No Twitter, alguns usuários reclamaram da instabilidade. O volume de reclamações é menor que em outros episódios parecidos, o que leva a crer que a falha não é generalizada.

Outros produtos da Meta, como o WhatsApp e o Facebook, aparentam estar funcionando normalmente.

Threads, o Twitter do Instagram, chega amanhã

A instabilidade no Instagram acontece um dia antes de um grande lançamento. Na quinta-feira (6), a Meta vai disponibilizar o Threads, sua resposta ao Twitter (ou cópia do Twitter, como você preferir).

Algumas páginas da nova rede social ficaram disponíveis publicamente por algumas horas na manhã desta quarta-feira (5), antes de serem removidas.

Empresas, como a Globo e a Netflix, e famosos, como a cantora e ex-BBB Juliette e a atriz Fernanda Paes Leme, tiveram acesso antecipado à plataforma. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, já tem 1,8 mil seguidores por lá.

O Threads terá um visual parecido com o do Instagram e será ligado à rede social de fotos e vídeos.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados