10 easter eggs curiosos em GTA V

Jogo da Rockstar Games é conhecido por ter várias surpresas. Veja alguns easter eggs em GTA V

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 1 ano

Lançado em 2013, Grand Theft Auto V (ou só GTA V) faz parte da série de jogos “menina dos olhos” da Rockstar Games. Sempre cercado de polêmicas, o game também é conhecido por esconder segredos, surpresas e homenagens tanto pelo mapa do mundo quanto em missões, NPCs, itens e até em alguns diálogos. Dá uma olhada em alguns easter eggs em GTA V.

GTA V

1. Alucinação com palhaços psicopatas

Quase tudo que envolve Trevor, o mais insano dos três protagonistas, tem explosões, tiros, algum tipo de psicopatia que precisa urgentemente de internação e drogas. Este easter egg do GTA V está atrelado a uma missão, então será até fácil de encontrá-lo já que você terá que fazer essa quest em algum momento.

Na missão chamada “Grass Roots”, Trevor encontra um NPC numa praça fazendo campanha para legalizar a maconha. Daí ele oferece um pouco da erva para Trevor e bem… O efeito foi bem mais forte que o criminoso esperava.

Trevor entra numa bad trip muito louca e começa a ver palhaços assassinos (ele odeia palhaços!) saindo de uma van, numa espécie de arena Twisted Metal. Armado com uma shotgun, você precisa destruir a van e explodir alguns palhaços no processo.

2. Pé Grande, você de novo?

pé grande gta v

No controle de Michael, você terá a chance de rever o Pé Grande (que também aparece em GTA San Andreas).

Na missão “Predador”, use um rifle sniper e ao mirar na parte mais abaixo (de onde estiver no local da quest) notará alguns pontos vermelhos na mira térmica.

Na maioria das vezes serão animais, mas próximo de algumas vacas será possível notar o pé grande parado. Ao mirar nele e desativar a mira ele irá desaparecer.

3. Eu vejo pessoas mortas: o fantasma de Jolene

fantasma gta v

Jolene Cranley Evans foi assassinada pelo marido, Jock, ao ser jogada do Monte Gordo em 1978. O assassino, no entanto, nunca foi preso por “falta de provas”.

Só é possível encontrar o fantasma entre às 23h e a meia-noite. Como o espírito desaparece se chegar muito perto, use um rifle sniper para observá-la pela mira ou a câmera do celular.

Jolene aparece numa rocha do Monte Gordo. Quando ela desaparece, você pode ver uma mensagem escrita no chão, em sangue: “Jock”. Em versões mais otimizadas do jogo, é possível ouvir gritos e outros sons sinistros vindos do local.

4. Invasão alienígena

alien gta v

Seres de outros planetas adoram passar férias pelos jogos da franquia. Os aliens talvez sejam os easter eggs do GTA V mais recorrentes. Você pode encontrá-los em alguns momentos e locais diferentes.

  • Mergulho no oceano: há uma nave alienígena submersa em Paleto Bay. Use um submarino para chegar lá sem morrer afogado;
  • Culto aos ETs: vá até Sandy Shores. Neste local há um culto aos alienígenas e é possível encontrar pinturas e outros desenhos esquisitos pelo chão;
  • OVNI: visite Mount Chiliad, após concluir a campanha. Use um rifle sniper para enxergar uma nave espacial parada no ar;
  • Ellen Ripley, chega aqui: bem no início do jogo, Michael tem a oportunidade de chegar até um rio congelado (sob uma ponte) onde poderá ver um alienígena congelado – mais precisamente um Xenomorfo – da série “Alien”.

5. Red Dead Redemption

red dead redemption gta v

Você pode encontrar uma referência a Red Dead Redemption (também da Rockstar) em Strawberry. Abaixo de uma rodovia, há vários grafites na parede. Ao olhar com atenção é possível encontrar a silhueta de John Marston (protagonista de RDR) montado num cavalo sob a luz do luar. Poético.

6. Zumbi faminto (mas “gente” boa)

zumbi gta v

Vá até West Vinewood, uma clara referência a Hollywood. Por lá, o jogador encontrará algo que se assemelha a Calçada da Fama – com direito a estrelas desenhadas no chão e tudo.

O mais curioso é que, andando por este local, é bem capaz de você trombar com um zumbi. Não alguém vestido de zumbi, mas um de “verdade”. Só que ao invés dele te atacar, ele começa a ter uma conversa totalmente doida com você sobre a necessidade de lobotomias obrigatórias e os tipos de cérebros que ele queria comer.

7. Referências a De Volta para o Futuro

de volta para o futuro gta v

Que os desenvolvedores de GTA amam cinema isso já deve ter ficado claro. A referência da vez é com o filme De Volta para o Futuro, um clássico dos anos 80. As homenagens ao longa podem não ser tão perceptíveis, e infelizmente não tem nenhum hoverboard ou DeLorean, mas preste atenção em coisas como:

  • Caixas de luz: espalhadas pelas estradas, elas têm Gigawatts (tipo de voltagem descoberto pelo Doutor nos filmes) escrito;
  • Colete laranja: compre um para Michael, na loja Suburban. É um colete igualzinho ao do Marty McFly;
  • 88 mph: essa é a velocidade que o DeLorian precisa alcançar para viajar no tempo. Há uma nota, na casa de Lester Crest, que se pode ver um desenho do DeLorean com a inscrição 88 mph;
  • Cidade do filme: perto do cemitério de Pacific Buffs, você encontra uma placa escrito “Hill Valley” – nome da cidade da franquia.

8. O dinossauro rosa de intenções duvidosas

barney gta v

No deserto de Grand Senora (siga pela estrada), você pode encontrar uma estátua gigante de um dinossauro rosa segurando um cachorro-quente.

Essa é uma clara menção ao Barney (mesmo a cara sendo diferente), um bicho esquisito que gosta de estar rodeado de crianças. Começo a desconfiar da matéria-prima usada na salsicha deste hotdog…

9. Onde os fracos não têm vez

onde os fracos não tem vez gta v

E vamos com mais filmes. Viaje até Chiliad Mountain State Wilderness. Ao chegar ao local, seu personagem dará de cara com o que parece ser uma negociação entre traficantes que, bem… Não deu lá muito certo. Têm cadáveres por todos os lados.

O único sobrevivente desse massacre tem uma maleta cheia de dinheiro. Há duas opções: deixar a maleta para lá e continuar qualquer outra coisa que esteja fazendo ou… Pegar os 25 mil que estão dentro dela! O problema é que você será perseguido por traficantes, mas isso é só um detalhe.

10. Facebook

facebook gta v

Esse easter egg de GTA V será fácil de encontrar porque faz parte de uma das missões do jogo, chamada de “Friend Request”. Toda a missão é uma sátira escancarada ao Facebook e sua tarefa é se infiltrar numa empresa de mídias sociais e, evidentemente, disseminar o caos (não vou dar spoilers, mas é engraçado).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre GTA V na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados