Coleções do Instagram: como criar, compartilhar ou apagar pastas de itens salvos
Instagram permite criar coleções privadas ou compartilhadas; não é possível ver quem salvou suas publicações, mas dá para ver quantas vezes o post foi salvo no Instagram
As coleções do Instagram são como álbum de fotos que você gostou, organizados em pastas, de forma temática, conforme a sua preferência. Você pode criar coleções privadas ou colaborativas na rede social. A seguir, veja como criar ou gerenciar as pastas com itens salvos em coleções do Instagram.
Como criar pastas de coleções de posts no Instagram
1. Salve um post no Instagram para criar uma coleção
Toque no botão salvar do Instagram e selecione “Salvar na coleção“.
2. Ative a opção de pasta colaborativa
Ative a opção de coleções colaborativas e toque no botão “Salvar“, localizado no canto superior direito. É possível conferir se a pasta foi compartilhada nas suas mensagens diretas com a outra pessoa.
Além disso, é necessário acessar o menu “Salvos” no seu perfil para encontrar todas as suas coleções feitas no Instagram. Veja como abaixo.
Como encontrar minhas pastas de coleções no Instagram
1. Acesse as configurações do seu perfil no Instagram
Na sua tela de perfil, toque no menu representado por três barras, localizado no canto superior direito da tela.
2. Abra a pasta de posts salvos para encontrar suas coleções
Toque no menu “Salvos” do Instagram para abrir suas coleções de posts. Todas as suas coleções de posts do Instagram serão exibidas na tela. É possível editar ou apagar o conteúdo da coleção.
Como apagar uma pasta das coleções do Instagram
1. Abra o menu de posts salvos no seu perfil
Após abrir o menu de três barras no seu perfil, toque em “Salvos” para abrir suas coleções de posts.
2. Toque em uma coleção que deseja apagar
Toque em uma coleção feita no Instagram para conferir todos os posts salvos.
3. Acesse o menu de configuração de uma coleção do Instagram
Selecione o botão de três pontos, localizado no canto superior direito, para abrir as opções de edição.
4. Selecione a opção exibida na tela para excluir uma coleção
Um novo menu será exibido em sua tela. Toque em “Excluir coleção” e confirme para apagar uma de suas coleções do Instagram.
Quem pode ver minhas pastas de coleções do Instagram?
Ninguém tem acesso às publicações que você salvou em pastas de coleções do Instagram.
Os itens salvos só podem ser visualizados por outras pessoas se você criou uma coleção colaborativa (compartilhada com outro usuário).
Tem como ver se uma foto minha foi salva em coleções do Instagram?
Para saber se uma foto sua foi salva por algum outro usuário é preciso que você tenha uma conta comercial no Instagram. Só assim o recurso estará disponível.
Toque no botão “Ver insights” para abrir o menu de métricas do Instagram. O número de salvamentos será indicado no último item.
Posso ver quem salvou minha foto no Instagram?
Não é possível ver quem salvou sua foto ou vídeo em coleções do Instagram.
A rede social apenas deixa ver quantas vezes a publicação foi salva, mas é preciso ter um perfil comercial no Instagram para ter acesso às métricas dos posts.
Posso compartilhar uma coleção já criada no Instagram?
Não. Uma coleção de itens salvos no Instagram só pode ser colaborativa se for ajustada dessa forma no momento da criação.
Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.
Lucas Lima
Coordenador de conteúdo
Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.