Pixel Fold chega como novo dobrável do Google para concorrer com a Samsung

Pixel Fold é apresentado no Google I/O, e smartphone dobrável tem design que remete ao Galaxy Z Fold 4; aparelho usa chip Tensor G2 e tela de 7,6 polegadas no modo tablet

Lucas Braga
Por
Pixel Fold é o novo smartphone dobrável do Google
Pixel Fold é o novo smartphone dobrável do Google (Imagem: Divulgação / Google)

Se você gosta de smartphones dobráveis, saiba que o Google apresentou um concorrente de peso para a categoria nesta quarta-feira (10). O Pixel Fold foi apresentado durante o Google I/O 2023, e o celular deve concorrer com o Galaxy Z Fold 4.

Apesar de ter sido apresentado oficialmente apenas nesta quarta-feira (10), o Pixel Fold já era aguardado: além de vazamentos, o Google confirmou o smartphone dobrável no dia 4 de maio de 2023 — mas sem divulgar detalhes de especificações.

Com suporte ao futuro Android 14, o Google Pixel Fold se apresenta como um smartphone que pode ser aberto e utilizado como um tablet. Assim como a linha Z Fold da Samsung, o produto dobrado tem o tamanho de um celular convencional.

Google Pixel Fold
Google Pixel Fold (Imagem: Reprodução / Google)

O design é similar ao encontrado em outros smartphones da linha Pixel, incluindo a barra de câmeras. A tela do smartphone fechado tem 5,8 polegadas, enquanto o modo tablet fica com o display de 7,6 polegadas. Ambas utilizam tecnologia OLED e tem taxa de atualização de 120 Hz.

Na parte externa, o Pixel Fold é equipado com acabamento Gorilla Glass Victus para proteger de arranhões. O smartphone possui certificação IPX8 contra água. O sensor de digitais é localizado no botão liga/desliga.

De acordo com o Google, o Pixel Fold é o smartphone dobrável mais fino do mercado. Ele é equipado com o chip Tensor G2, desenvolvido pelo próprio Google, 12 GB de memória RAM e armazenamento de 256 GB ou 512 GB.

A câmera principal contém três lentes. A principal tem resolução de 48 megapixels, abertura de f/1.7 e ângulo de 82º; a ultrawide tem 10,8 megapixels com abertura f/2.2 e ângulo de 121,1º e a teleobjetiva também tem 10,8 megapixels, que permite zoom óptico de 5x, super zoom de até 20x e ângulo de visão de 21,9º.

Pixel Fold na cor Porcelain
Pixel Fold na cor Porcelain (Imagem: Reprodução / Google)

Assim como os demais celulares da linha Pixel, o dobrável possui recursos de edição e processamento de imagens com inteligência artificial, incluindo o Magic Eraser, que permite apagar pessoas ou objetos de fotos.

Falando em conectividade, o Pixel Fold é compatível com Wi-Fi 6E (802.11ax) e 5G. O dobrável tem suporte a dois chips, sendo um slot para SIM Card físico e chip virtual eSIM. A bateria tem capacidade de 4.821 mAh. A caixa inclui apenas um adaptador USB-C para USB-A e um cabo, sem direito ao carregador de tomada.

Uma das vantagens de comprar o smartphone do Google é a garantia de atualizações durante cinco anos. O Pixel Fold será comercializado em duas cores: Porcelain (algo entre branco e cinza) e Obsidian (preto).

As funções de um celular dobrável do Google

Além de funcionar como smartphone ou tablet, o Google destacou algumas funções específicas para o dobrável. Um exemplo é o tradutor com suporte ao Modo Intérprete: ambas as telas são utilizadas de forma simultânea para auxiliar as conversas em outras línguas.

O Google destaca o formato dobrável como uma nova possibilidade para fotografar o céu (astrofotografia) sem a necessidade de um tripé, uma vez que é possível apoiar o dispositivo e regular o ângulo. Também é possível utilizar a câmera traseira para selfies ao desdobrar o smartphone.

Selfie com câmera traseira no Pixel Fold
Selfie com câmera traseira no Pixel Fold (Imagem: Reprodução / Google)

Uma das funções do Pixel Fold é a continuidade. Na demonstração, o Google exibiu um vídeo no formato smartphone; ao desdobrar o aparelho, o conteúdo é exibido de forma imediata na tela grande. O modo tablet também permite abrir dois aplicativos lado a lado.

O modo tablet também possui um teclado virtual dividido para melhorar a experiência de digitação.

Google Pixel Fold: preço e disponibilidade

Nos Estados Unidos, o Pixel Fold será vendido pelo preço de US$ 1.799, e inclui Google One com 2 TB de armazenamento durante 6 meses e YouTube Premium por 3 meses. Os envios começam a partir de junho, e quem comprar o dobrável na pré-venda leva de brinde um Pixel Watch.

Além dos Estados Unidos, o Pixel Fold estará disponível na Alemanha, Japão e Reino Unido. Não há previsão de chegada do produto no Brasil, especialmente considerando que a linha Pixel nunca desembarcou no país de forma oficial.

Ficha técnica – Google Pixel Fold

EspecificaçãoGoogle Pixel Fold
TelaModo smartphone: 5,8 polegadas
Modo tablet: 7,6 polegadas
OLED, resolução FHD+
ProcessadorGoogle Tensor G2
RAM12 GB
Armazenamento256 GB ou 512 GB
Câmera traseiraPrincipal: 48 megapixels, abertura f/1.7, ângulo de 82º
Ultrawide: 10,8 megapixels, abertura f/2.2, ângulo de 121,1º
Teleobjetiva: 10,8 megapixels, abertura f/3.05, ângulo de 21,9º, zoom ótico de 5x, zoom digital de até 20x
Câmera frontalModo smartphone: 9,5 megapixels, abertura f/2.2, ângulo de 84º
Modo tablet: 8 megapixels, abertura f/2.0, ângulo de 84º
Bateria4.821 mAh, carregamento rápido USB-C PD, carregamento sem fio Qi, duração de até 72h com modo de economia
Sistema operacionalAndroid 13, garantia de cinco anos de atualizações
ConectividadeUSB-C, NFC, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, 5G, eSIM
DimensõesModo smartphone: 139.7 x 79.5 x 12.1 mm
Modo tablet: 139.7 x 158.7 x 5.8 mm
Peso283g
CoresObsidian (preto), Porcelain (branco/prata)

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados