Apple atualiza iOS para corrigir superaquecimento do iPhone 15 Pro

Versão 17.0.3 do iOS deve corrigir bug que fazia iPhone 15 Pro esquentar demais ao usar apps como Instagram e Uber. Apple promete que desempenho não vai cair.

Giovanni Santa Rosa
Por
Mão segurando celular
iPhone 15 Pro Max tem corpo de titânio (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Apple liberou nesta quarta-feira (4) a versão 17.0.3 do iOS. Ela não tem novidades de recursos ou apps, mas promete resolver um problema dos recém-lançados iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Os celulares estavam superaquecendo e até mesmo desligando em alguns casos.

Logo nos primeiros dias, os consumidores começaram a notar que os dois modelos Pro do iPhone 15 esquentavam em excesso. Isso levava a um gasto maior de bateria e a uma queda no desempenho. O problema era pior em apps específicos, como Instagram, Uber e o jogo Asphalt 9: Legends.

Mão segurando celular
iPhone 15 Pro Max superaquecia com alguns apps (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Apple admitiu que problema era bug do iOS

Inicialmente, o principal “suspeito” foi o chip A17 Pro, primeiro da marca a ser feito com a tecnologia N3B, de 3 nm, da TSMC.

Dias depois, em resposta ao jornalista David Phelan, da Forbes, a Apple admitiu o problema e disse que a culpa era de um bug no sistema operacional iOS.

“Nós também encontramos um bug no iOS 17 que está impactando alguns usuários e vamos endereçá-lo numa atualização de software. Outra questão envolve apps de terceiros que estão causando uma sobrecarga do sistema. Estamos trabalhando com os desenvolvedores destes apps em correções que estão em processo de serem liberadas.”

A empresa também lembra que, nos primeiros dias após restaurar ou comprar um aparelho, o sistema faz muitas tarefas em segundo plano, como indexar fotos, arquivos e mensagens. Isso faz ele esquentar mesmo.

A estrutura de titânio, uma das novidades do iPhone 15 Pro, não tem relação com o problema. Segundo a Apple, o material, inclusive, ajuda na dissipação de calor, com resultados melhores que o aço inoxidável dos modelos anteriores.

Com o iOS 17.0.3, o superaquecimento não deve mais acontecer. A empresa também diz que a solução não envolve reduzir o desempenho do chip.

Esta é a terceira pequena atualização do iOS 17. As versões 17.0.1 e 17.0.2 foram destinadas a resolver problemas de segurança e erros do sistema, sem novos recursos ou apps.

O iPhone 15 já está à venda no Brasil. Os preços começam em R$ 7.299.

Confira as primeiras impressões do iPhone 15

Com informações: MacRumors

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados