iPhone 16: Apple pode levar zoom de 5x a mais modelos

Próxima geração de telefones também pode contar com uma solução para combater o superaquecimento. Confira os primeiros rumores

Lupa Charleaux
Por
iPhone 15 Pro tem acabamento em titânio
Linha iPhone 16 Pro pode repetir combinação de câmera do iPhone 15 Pro Max (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A linha iPhone 15 está somente há 2 meses no mercado, mas os primeiros rumores sobre a série iPhone 16 já começaram a surgir. Conforme as informações, a Apple deve equipar as duas variantes Pro com zoom óptico de 5x em 2024.

Um relatório do analista Ming-Chi Kuo sugere que o iPhone 16 Pro deve estrear com uma lente telefoto de 5x. O recurso é um dos principais diferenciais do atual iPhone 15 Pro Max. Com isso, o iPhone 16 Pro Max deve repetir o conjunto fotográfico da geração anterior.

Mão segurando celular
iPhone 15 Pro Max usa tecnologia de zoom diferente dos telefones Android (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A série iPhone 13 foi a primeira a estrear com câmera com zoom óptico de 3x em 2021. Neste ano, a Apple atualizou o iPhone 15 Pro Max com o zoom de 5x para tentar se igualar aos modelos topo de linha do Android.

A diferença é que o dispositivo da Maçã adota uma lente tetraprisma em vez de lentes periscópicas. Dessa forma, o componente recebe até quatro vezes mais luz e cria uma distância focal semelhante a uma câmera DSLR.

Outra vantagem da tecnologia é o tamanho reduzido que ocupa menos espaço dentro dos telefones. Isso possibilitou que a Apple equipasse o iPhone 15 Pro Max com um sistema de estabilização avançado e um módulo para foco automático.

Por outro lado, as imagens com zoom de 5x do aparelho têm uma qualidade inferior aos registros feitos com telefones Android. Assim, a expectativa é que o chipset do iPhone 16 Pro use algoritmos para otimizar a captura de imagem da câmera.

iPhone 16 pode usar “resfriamento” com grafeno

A estreia do iPhone 15 foi marcada por várias reclamações de superaquecimento. Apesar do problema ter sido solucionado com atualizações do iOS 17, a Apple não quer que isso se repita no iPhone 16.

Conforme o informante KosutamiSan, a fabricante estuda adicionar uma placa de grafeno para absorver o calor do processador. O material tem condutividade térmica duas vezes superior ao cobre e três vezes superior à prata.

A solução não é exatamente uma tecnologia de refrigeração ativa, comum em dispositivos gamer. No entanto, ela deve reduzir as temperaturas dos aparelhos quando o hardware for bastante exigido.

Além disso, a Apple pode trabalhar em processadores mais potentes e mais eficientes. Ao consumir menos energia nas tarefas, os problemas de superaquecimento das plataformas costumam diminuir.

Com informações: Ming-Chi Kuo, SamMobile e GizmoChina

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados