Galaxy S24: Samsung confirma Exynos 2400 e GPU RDNA 3

Após hiato na produção dos seus chips, fabricante sul-coreana apresenta novo SoC que será usado em algumas versões do Galaxy S24

Felipe Freitas
Por
Samsung (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Samsung confirmou Exynos 2400 nesta semana e promete grande desempenho (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Samsung confirmou a existência do Exynos 2400, processador que deverá equipar o celular premium Galaxy S24. O SoC terá ainda uma GPU baseada na arquitetura RDNA 3 — resultado da parceria entre a sul-coreana e a fabricante AMD. O anúncio do Exynos 2400 foi feito no evento LSI Tech Day, organizado pela própria Samsung, nesta quinta-feira (5).

Mais uma vez os leakers acertam uma informação. Os primeiros relatos sobre o Exynos 2400 surgiram pouco depois do lançamento da linha Galaxy S23. No entanto, algumas fontes afirmaram erroneamente que toda a linha Galaxy S24 usaria Exynos 2400 — contrariando que a própria Qualcomm revelou um contrato de longo prazo para equipar a linha Galaxy S com chips Snapdragon.

Samsung afirma salto de 70% de desempenho no Exynos 2400

Samsung Galaxy S22 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Linha Galaxy S22 foi a última a contar com chips Exynos — que não equipou os modelos vendidos no Brasil (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Na apresentação do Exynos 2400, a Samsung afirmou que o CPU do Exynos 2400 será 70% mais rápido que seu antecessor, o Exynos 2200 do Galaxy S22 — não o do S23 FE, que é uma versão atualizada do chip.

No entanto, a fabricante demonstra que o foco do desenvolvimento do Exynos 2400 foi inteligência artificial. A Samsung divulgou que o SoC terá um processamento 14 vezes mais rápido em tarefas de IA. Restará o lançamento do Galaxy S24 para verificar se todas essas promessas serão cumpridas.

Para a GPU, a Samsung seguirá a sua parceria com a AMD, fabricante americana de placas de vídeo e processadores. A parte de processamento gráfico do Exynos 2400 usará a arquitetura RDNA 3, usada em placas de vídeo da série Radeon RX 7000, da AMD.

Quando essa parceria foi anunciada em 2022, o Exynos 2200 prometia ser um ótimo chip para jogos. Porém, problemas de desempenho do SoC comprometeram a GPU.

Galaxy S24 com Exynos 2400 chegará em janeiro

Se os leakers estiverem certo, a linha Galaxy S24 será apresentada em 18 de janeiro. Como explicado anteriormente, Samsung lançará versões com o chip Exynos 2400 e Snapdragon 8 Gen 3 (que deve ser anunciado pela Qualcomm nos próximos meses). Com a futura chegada do Galaxy S23 FE com Exynos por aqui, há chances da Samsung trazer o seu novo topo de linha com Exynos 2400 para o Brasil.

E apesar das promessas do novo processador da Samsung, é cotado que a estrela do primeiro Galaxy Unpacked de 2024 será o Galaxy Ring, anel inteligente da fabricante e primeira nova linha de produtos da Samsung em quatro anos.

Relembre o lançamento do Galaxy S23 no vídeo abaixo

Com informações: AndroidAuthority e SamMobile

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados