Galaxy S24 com Exynos de dez núcleos é encontrado no Geekbench

Samsung confirmou produção do processador no início do mês e prometeu salto de desempenho; chip deve equipar Galaxy S24 em alguns países

Felipe Freitas
Por
Samsung (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Galaxy S24 com Exynos 2400 aparece em testes do Geekbench (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Galaxy S24, próximo flagship da Samsung, na versão com processador Exynos 2400 apareceu em um teste no Geekbench. O chip da sul-coreana deve trazer um grande salto de desempenho em relação ao seu antecessor, confirmando algumas das promessas da Samsung, que anunciou o componente no início deste mês. No entanto, o Exynos 2400 continua atrás do rival Snapdragon 8 Gen 3.

A empresa prometeu que Exynos 2400 será até 70% mais veloz do que o Exynos 2200 usado na linha do Galaxy S22. Nos testes do novo processador, há sim saltos de desempenho consideráveis. Porém, o cenário pode mudar até o lançamento do smartphone.

Exynos 2400 com dez núcleos no Geekbench

Exynos 2400 terá dez núcleos (Imagem: Reprodução/Geekbench)
Exynos 2400 terá dez núcleos (Imagem: Reprodução/Geekbench)

Fora os números dos testes de desempenho, a grande informação mostrada no Geekbench são os dez núcleos de CPU no Exynos 2400. Essa especificação já tinha aparecido no benchmark do Galaxy S24 Plus, também feito no Geekbench. O chip da Samsung terá dois núcleos a mais que o Snapdragon 8 Gen 3.

Os dez núcleos vão ficar dispostos da seguinte forma: um núcleo de alto desempenho (3,2 GHz), dois núcleos com 2,9 GHz, três com 2,6 GHz e quatro de eficiência (1,96 GHZ). A combinação de dois e três núcleos funciona em tarefas intermediárias.

Os SoCs mobile com dez núcleos são uma certa raridade no mercado. Em 2015, a MediaTek lançou o Helio X20, um processador com essa combinação de núcleo de desempenho, intermediário e de eficiência. As configurações intermediárias são usadas quando o smartphone está num “limbo”, o que melhoraria o consumo de energia.

Explicando: na popular configuração de núcleos de desempenho e de eficiência, alguns usos jogam energia fora. Isso acontece em uma tarefa intermediária, quando as CPUs de performance operam abaixo do ideal e os núcleos de eficiência “overclockam”. Ao adicionar uma opção para esse meio-termo, o consumo de energia ficaria equilibrado.

Todavia, o Helio X20 não desempenhou nada bem, perdendo feio para os seus grandes concorrentes com Android — e mais ainda para o iPhone 6S e 6S Plus do mesmo ano.

S24 em janeiro

Resultados do Exynos 2400 em testes single e multi core (Imagem: Reprodução/Geekbench)
Resultados do Exynos 2400 em testes single e multi core (Imagem: Reprodução/Geekbench)

No Geekbench, o Exynos 2400 teve um desempenho de 2.011 pontos em single core (81,1% maior que o Exynos 2200) e 6.086 pontos em multi core (73% a mais que o antecessor). Apesar de estar bem melhor que a geração passada, o Exynos 2400 apresenta resultados menores que o Snapdragon 8 Gen 3 — que fez 2.234 e 6.807 em single e multi core, respectivamente.

A linha Galaxy S24 será lançada em janeiro, de acordo com os rumores mais recente. Assim que os primeiros embargos caírem, será possível confirmar se esse desempenho do Exynos 2400 no Geekbench será mantido.

Com informações: 91Mobiles e SamMobile

Receba mais sobre Exynos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados